ESPAÇO DO LEITOR: SEU JOSÉ, UM CIDADÃO QUE AMA BONFIM


Olá Netto, como a voz da população ecoa na cidade pelos meios de comunicação, resolvi quebrar toda resistência à exposição e contar um pouco sobre meu avô, uma pessoa que acerca de setenta anos dedica-se à cidade de Senhor do Bonfim e se sente angustiado na melhor idade.

Ele veio de Patamuté, município de Curaçá, mas tem Bonfim como essência de vida e isso ele não esconde de ninguém. Viúvo da saudosa Isaura, católica conhecidíssima no Bonfim II, assídua da Paróquia local e com nove filhos bonfinenses, todos os cantos da cidade o conhece pelo seu comportamento agressivo, infelizmente desrespeitoso, muitas vezes. Mas me pergunto: seria possível mudar as atitudes de uma pessoa criada com a rigidez dos hábitos tradicionais de vida e que não se adapta as mudanças de uma sociedade contemporânea? Sim, porém é difícil! Tentamos por diversas vezes, durante anos! E hoje isso não mais está nos planos da família, pedimos desculpas à sociedade.
Falo de um senhor que nessa terça-feira (05/07) completa 89 anos de idade. Falo do Sr. José Duarte Irmão, morador das Casas Populares, vereador por cinco vezes (muitas décadas atrás) e que está sendo esquecido pela sociedade bonfinense. Por diversas vezes, quando estou na cidade, o vejo balburdiar sobre a Política Nacional, comentar horrores sobre a Estadual e entristecer-se sobre os representantes do Legislativo e Executivo local. Os últimos, não penas pelos fatos de cunho pessoal.

Falando em momento político Netto, uma das coisas que me fazem escrever é não somente a falta de reconhecimento pela sua contribuição na cidade, mas pelo que muitas das figuras que, como ele, ajudaram a construir a história de Bonfim e estão sendo deixadas de lado. Diria mais, considerá-los-ia como, “personalidades folclóricas bonfinenses” deixadas de lado.

Vejo pessoas que passam pouco tempo pela cidade, que contribuem com soluções importantes (temporárias ou não) das intempéries sociais e recebem o título de cidadão bonfinense (sem contestação, muito salutar). Mas sempre me pergunto: aonde está o reconhecimento daqueles que contribuíram durante uma vida inteira com a história da nossa Bonfim e que o Legislativo não enxerga? O que os nossos vereadores fazem de proveitoso para resgatar a nossa história? Essa necessidade não é apenas do Sr. José, existe uma série de senhores e senhoras que estão repletos de fatos que ficarão enterrados em sua memória, Existem fotos e imagens que enriqueceriam as páginas de trabalhos acadêmicos e acervos públicos, mas que infelizmente o tempo está corroendo.

Certamente o Título de cidadão Bonfinense não proporcionará melhorias na qualidade de vida nos nossos munícipes, isso demanda uma série de outras questões, mas trará um conforto na alma daquele que sempre amou e contribuiu com essa Terra.

Parabéns Vô Zequinha! Eu e sua filha Joselita jamais esqueceremos da tua história, te amamos!

Obrigado pelo espaço,
por Anderson
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE