CULTURA: III ENCONTRO DE POLÍTICAS E GESTÃO CULTURAIS SERÁ REALIZADO EM AGOSTO


A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abre inscrições para o III Encontro de Política e Gestão Culturais. O evento, adiado em dezembro de 2015, acontece nos dias 09 e 10 de Agosto de 2016. Será no Centro de Cultura Amélio Amorim - espaço cultural administrado pela SecultBA - em Feira de Santana, Território de Identidade Portal do Sertão. As inscrições podem ser feitas a partir de quarta, 13 de julho, até o dia 08 de agosto, através de formulário eletrônico disponível na internet.

Clique aqui para fazer sua inscrição

Além de mesas-redondas e painéis expositivos, com grandes nomes da área, o Encontro recebe edições de fóruns específicos, com cinco segmentos de agentes culturais: O VIII Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura; o III Fórum de Conselheiros de Cultura da Bahia; III Fórum de Legisladores Culturais da Bahia e o I Fórum de Gestores Sociais de Cultura da Bahia; e o I Fórum de Espaços Culturais da Bahia.

Avanços - Para o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Jorge Portugal, a organização da cultura não pode prescindir da realização de encontros como este. “Imagine os agentes da Bahia inteira juntos, pensando cultura, debatendo, discutindo, trazendo os seus exemplos e sugerindo novos caminhos e melhorias nas atuais estratégias. A Bahia não pode ficar sem isto. Esse caldeirão de ideias só faz bem para a gestão da cultura na Bahia”, afirma.

O superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura da SecultBA, Sandro Magalhães, destaca o caráter democrático, participativo e formativo do evento. “Quem vai ao Encontro de Política e Gestão, além de ter oportunidade de contribuir e participar diretamente das formulações das políticas culturais da Bahia, tem a oportunidade de aprender e se qualificar com grandes pensadores e formuladores de políticas culturais no Brasil”, explica.

Sandro Magalhães lembrou ainda que o avanço alcançado pela Bahia nas políticas culturais, a exemplo da Lei Orgânica da Cultura e do Plano Estadual de Cultura, se deu a partir de encontros desta natureza e das participações da sociedade civil.

Redes - O III Encontro de Política e Gestão Culturais é uma realização da SecultBA, por meio da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), em parceria com a Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura (ADIMCBA) e com o Conselho Estadual de Cultura (CEC). Em 2016 o encontro conta com a participação do Fórum de Cultura da Bahia.

Cada um dos fóruns que compõem a programação do III Encontro de Política e Gestão Cultural terá uma pauta específica. O III Fórum de Legisladores Culturais e o VIII Fórum de Dirigentes Culturais vão realizar a Assembléia e construir Plano de Trabalho. Já os Conselhos de Cultura vão discutir estratégias de fortalecimento do Fórum de Conselhos. Enquanto os Fóruns de Gestores Sociais da Cultura e de Espaços Culturais, ambos estreando no evento, vão discutir a formação de suas redes.
As formações relacionadas ao desenvolvimento das políticas culturais são ponto em comum entre as pautas dos fóruns. Destaque especial para as políticas territoriais, as gestões e os sistemas municipais de cultura.

O evento prevê ainda a apresentação de grupos artísticos durante a programação. Ao final das atividades, o III Encontro de Política e Gestão Cultural deve apresentar alguns resultados. Entre eles, a reforma do Estatuto da ADIMCBA e a construção do planejamento estratégico dos Fóruns de Conselhos e de Legisladores.

Histórico - O Encontro de Gestão e Política Cultural foi realizado pela primeira vez em 2013, na cidade de Feira de Santana, Território do Portal do Sertão. Na edição inicial estiveram reunidos dirigentes e conselheiros municipais de cultura. A ideia foi bem aceita pelos agentes culturais de cultura e, em 2014, o Encontro voltou a acontecer naquele município, com um formato maior.
Agora em 2016, já com formato consolidado e inserido no calendário das políticas culturais da Bahia, o Encontro será realizado em Feira de Santana. Assim como nas edições anteriores, a ideia é promover a territorialização das ações e agregar a participação de cada vez mais gestores de cultura, espaços culturais e formadores de opinião.

III Encontro de Políticas e Gestão Culturais da Bahia
Inscrições: De 13 de Julho a 08 de agosto/2016
Quando: Dias 09 e 10 de Agosto
Onde: Centro de Cultura Amélio Amorim – Av. Pres. Dutra 2222 – Feira de Santana – Ba
Telefone: 71 – 3103-3458/3254/3290
E-mail: sudecult@cultura.ba.gov.br
Site: www.cultura.ba.gov.br
Realização: Secretaria de Cultura da Bahia


Rubenalva Alves de Souza (Nauvinha Aguiar)
Representante Territorial de Cultura
Piemonte Norte do Itapicuru
Diretoria de Territorialização da Cultura -DTC
Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura - SUDECULT
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE