JAGUARARI: INFORMATIVO DA PREFEITURA DE JAGUARARI

PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA MOBILIZOU ALUNOS DO MUNICÍPIO NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI


No período entre 7 e 11 de março, foi realizada em Jaguarari a Semana de Saúde na Escola, que teve como foco o combate ao mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Intitulada como “Comunidade escolar mobilizada contra o Aedes Aegypti”, a campanha foi promovida pelo Programa Saúde na Escola (PSE) e envolveu crianças, adolescentes, jovens e adultos da rede municipal e estadual de ensino.

No decorrer da última semana, foram realizadas diversas atividades, a exemplo de palestras sobre as maneiras de se combater o Aedes. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a uma apresentação teatral sobre prevenção aos focos do mosquito. Durante a dramatização, os alunos vivenciam a rotina de uma família que foi vítima do Aedes Aegypti.

De acordo com a coordenadora do PSE, Rosa Peixinho, a Semana de Saúde na Escola é uma iniciativa do Ministério da Saúde e teve início em Jaguarari, oficialmente, no dia 7 de março, e prosseguiu até dia 11, mas, em todo o município, as atividades já estavam sendo realizadas no combate ao mosquito. “O objetivo foi mobilizar os alunos para o combate a essa epidemia nacionalque o mosquito Aedes Aegypti vem causando. Eles precisam cuidar de suas casas e reproduzir essa idéia para toda a vizinhança”, explica.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.


PROGRAMA ESTADUAL DE RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA ESTARÁ EM JAGUARARI


Na última quarta-feira, 09/03, aconteceu, na Câmara Municipal de Vereadores, uma reunião entre a equipe da Secretaria Municipal de Saúde e representantes da SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) para o recebimento do Programa Saúde Sem Fronteira, que fará o rastreamento do câncer de mama no município de Jaguarari.

Os Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde fizeram uma explanação do programa e abordaram temas pertinentes à funcionalidade, que é o foco do atendimento no Município de Jaguarari. O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. O rastreamento mamográfico bilateral da população de 50 a 69 anos pode reduzir em 30% a mortalidade por esta neoplasia. “Para o êxito do programa de rastreio, há necessidade de que essa população alvo seja informada e captada sem obstáculos, tanto no agendamento quanto na realização da mamografia e na busca do resultado”, explicou a Sra. Jane, da Sesab.

Desta vez, o programa tem como meta realizar mamografia em 1754 mulheres moradoras do município de Jaguarari, que têm entre 50 e 69 anos, de 01 até o dia 15 de Abril, pelo Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama. A unidade móvel será instalada na Praça do Forródromo, ao lado da Igreja Matriz. Durante o restante do mês, as Unidades de Saúde, juntamente com os Agentes Comunitários, farão a identificação e triagem destas mulheres.

Os exames são realizados em uma unidade móvel que dispõe de dois mamógrafos. Após a mamografia, se houver suspeita da doença, as mulheres são encaminhadas para exames complementares gratuitos. Caso o diagnóstico seja positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico e radioterápico será realizado sem custo para as pacientes, em unidades de alta complexidade em oncologia.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo “Minha Terra, Meu Futuro”
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE