EMBASA: ATOS DE VANDALISMO PREJUDICAM SISTEMA DE ESGOTAMENTO EM CAMPO FORMOSO


Equipamentos da estação de tratamento de esgoto foram danificados

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) precisou interromper na última sexta-feira (26) o processo de tratamento dos esgotos coletados das residências do condomínio Vila das Esmeraldas, em Campo Formoso, após vândalos invadirem a estação de tratamento de esgoto do condomínio e danificarem diversos equipamentos hidráulicos e elétricos, incluindo um gerador de energia. Por causa da interrupção do processo de tratamento, grande parte dos efluentes coletados das residências extravasou nas vias públicas, causando incômodo aos moradores do local. A Embasa registrou um boletim de ocorrência na Delegacia do município para apuração dos fatos e punição dos infratores.

De acordo com a gerente da Embasa de Campo Formoso, Marleide Borges, o processo de tratamento já foi retomado. “Logo após ciência do fato, mobilizamos duas equipes técnicas e conseguimos consertar alguns equipamentos e instalar outros novos em tempo hábil, permitindo colocar a estação de tratamento em operação novamente e minimizar os transtornos causados à população”, afirmou.

Mau uso das redes coletoras de esgoto

Além de atos de vandalismo, outro problema recorrente no condomínio Vila das Esmeraldas tem gerado preocupação aos técnicos da Embasa: o mau uso das redes coletoras de esgoto. Marleide orienta que a população local colabore para o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário, evitando jogar papéis, óleo de cozinha, plásticos, pedaços de madeira e outros objetos sólidos através dos ralos, pias e banheiros.

“As redes coletoras de esgoto conduzem às estações de tratamento somente o esgoto doméstico. Utilizá-las como depósito de lixo é incorreto e traz transtornos como o que estamos vendo: entupimentos constantes e até mesmo o retorno dos esgotos às próprias residências”, explicou a gestora.

Assessoria de Comunicação da Embasa
Unidade Regional de Senhor do Bonfim
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE