SAÚDE: AGENTES DE ENDEMIAS DE SENHOR DO BONFIM REALIZARÃO OPERAÇÃO CARNAVAL CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI


Entre os dias 5 e 10 de fevereiro, A Secretaria Municipal de Saúde integrada por agentes, controle de endemias e Vigilância epidemiológica de Senhor do Bonfim realiza uma operação intensiva de combate a criadouros do mosquito Aedes aegypti. A ação começou nesta sexta-feira (05), nas visitas mensais aos cemitérios municipais. O objetivo é fazer o acompanhamento da situação, verificar a presença de possíveis criadouros e eliminá-los. Cemitérios são considerados Pontos Estratégicos, que são locais que podem apresentar grande quantidade de recipientes em condições favoráveis a proliferação de larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus e por isso devem ser visitados pelo menos uma vez por mês. “Centena de possíveis criadouros de larvas dos mosquitos tem sido encontrada nesses espaços em todas as visitas que realizamos, então é necessário que a população contribua em não colocarem recipientes que possam acumular água tendo em vista a situação que estamos vivenciando no país” disse Edson Silva Agente de endemias.


Mesmo com toda a divulgação feita pelos Agentes de Endemias com apoio dos órgãos de imprensa e a manutenção diária feita nos cemitérios, os Agentes de Controle e Combate à Dengue e outras Endemias continuam encontrando possíveis criadouros no local. Vasos e recipientes com água parada, flores embrulhadas em papel celofone, pratos debaixo dos vasos de plantas são erros básicos que são abordados em todas as ações educativas, seja no casa a casa, em escolas ou empresas. Ainda que as Agentes realizem o controle mecânico eliminando esses possíveis criadouros, a conscientização da população é fundamental para que a situação da dengue continue controlada no município.

OPERAÇÃO CARNAVAL

Para ampliar o cuidado na proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti transmissor de dengue, zika e chikungunya, os moradores de Senhor do Bonfim contam com um número de telefone para denúncias. O Disque Dengue recebe informações sobre situações de risco – como piscinas sem uso com água acumulada ou casas abandonadas – para que as equipes de Agente de Combate a Endemias (ACE) tomem providências. As denúncias também podem ser feitas por mensagem de texto. O serviço funcionará durante todo o período de carnaval e a população deve ligar para o telefone (74) 3541-8270 é informar as residências, terrenos baldios, órgãos públicos que apresentam risco de proliferação do mosquito. Alem de atenderem as denuncias os Agentes estarão dando continuidade aos Bloqueios “fumacê” em residências e localidades que tiveram casos confirmados das doenças.

Combater o mosquito é um dever de todos, colabore faça sua parte.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE