ARTIGO: CHUVA! DÁDIVA DE DEUS! NÃO “RECONHECIDA” POR ALGUNS HOMENS...


O semiárido do nordeste brasileiro é caracterizado pela vegetação xerófila do tipo caatinga, altas temperaturas e baixa precipitação e irregularidade das chuvas. Vivemos nos últimos anos período de longa estiagem, os estudiosos apontaram como a “pior seca” das últimas 3º décadas. Esse período crítico proporcionou perdas inestimáveis nas lavouras, na criação do gado caprino, bovino e ovino, e, promoveu um colapso que certamente demandará muito tempo para a reorganização.

A contextualização provocativa possui o intuito de chamar as populações à reflexão e posterior conscientização de estamos numa região semiárida; de que as oscilações de estiagem peculiar a região nordeste continuarão ocorrendo; que as populações do campo continuam carentes de políticas estruturantes e de assessoria técnica especializada e continuada e que mesmo com um acumulado de mais de 250 mm de chuvas, mais adiante faltará água!... Vai melhorar si!...(na verdade já percebemos isso); Mas, infelizmente...sofreremos as agruras da seca posteriormente. Por quê? Muito pouco é armazenado. aproveitado adequadamente...e mais...reservado de forma estratégica! Como disse no início o intuito é a reflexão.

Agora, quero falar da “bela” sensação e do motivo de literalmente está ilhado... (rsrsrsr). Morador da Comunidade Rural Lagoa do Peixe graças ao Grande Arquiteto do Universo vivencio nos últimos dias a sensação impar de presenciar um espetáculo belo de frequência de chuvas de forma harmônica capaz de proporcionar uma “enchente” não vista na Comunidade a cerca de 30 anos. Conhecedor de que algumas ações antropicas recentemente tenha também viabilizado o deslocamento do fluxo de água para cá (Lagoa do Peixe).

Evidentemente, 2016 será um ano de colheita de milho, feijão e mandioca (alimentos que compõe a nossa mesa); será possível recompor pastagens e continuar a recomposição dos rebanhos quase “estagnados” em 2012/2013 e até tranqüilizar que o certamente não ouviremos a paráfrase: “Não teremos São João” por conta da falta de água... Ainda bem que, Pedro é pedra a ele foi entregue a Chave do Céu.

Em síntese... Felicidade e certeza de abundância...

Por - Cleiton Lin
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE