quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

CDJ CONTABILIDADE: SALÁRIO E REMUNERAÇÃO SÃO DIFERENTES?

Salário é a contraprestação devida ao empregado pela prestação de serviços, em decorrência do contrato de trabalho.

Já a remuneração é a soma do salário contratualmente estipulado (mensal, por hora, por tarefa etc.) com outras vantagens existentes na vigência do contrato de trabalho como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagem entre outras.

A palavra remuneração passou a indicar a totalidade dos ganhos do empregado, pagos diretamente ou não pelo empregador e a palavra salário, para indicar os ganhos recebidos diretamente pelo empregador pela contraprestação do trabalho.

As verbas consideradas como remuneração fazem base para cálculo de 13º salário, férias, rescisões e descontos previdenciários, portanto, necessário a distinção entre esta e o salário nominal.

Para melhores esclarecimentos venha até o nosso escritório e tire todas as suas dúvidas, localizado na Praça da Bandeira, 44 – Centro – Senhor do Bonfim (atrás da Prefeitura), ou entre em contato conosco através do telefone 74 3541-6216 ou e-mail cdjcontabilidade@gmail.com

Camila Ferreira, Deise Souza e Jaqueline Dumont. Aguardamos sua visita.

POLICIAL: CARRETA CAPOTOU NA BA 131 EM MISSÃO DO SAHY E MOTORISTA SAIU ILESO


Por volta das 13h30min desta quarta-feira (11), um acidente envolvendo uma carreta VW de cor branca, placa OUV 9391, licença de Capim Grosso, conduzida por Adailton Ferreira da Silva, 29 anos, residente Caraíbas, interior de Campo Formoso, estourou o pneu dianteiro lado esquerdo, forçando o motorista a puxar o volante para o outro lado fazendo com que ele perdesse o controle e capotasse numa ribanceira, na localidade da Fazenda Brejo, a cerca de 1 Km depois do povoado de Missão do Sahy.


O motorista seguia com a carreta vazia, e havia saído do município de Campo Formoso, quando o pneu estourou, e na ação o veículo foi projetado para o outro lado da pista capotando duas vezes, caindo desvirada, tanto gabine quanto tanque.


Adailton saiu ileso do acidente e foi socorrido pelo SAMU de Senhor do Bonfim até o Hospital Regional onde passou por exames de Raio X, não sofreu nenhuma fratura, nem escoriações, mesmo assim permaneceu em observação médica.


Maravilha Notícias

JUSTIÇA: DR. PEDRO CORDEIRO CONSEGUE VITÓRIA PARA ACUSADO DE PARTICIPAÇÃO NO CASO DA MORTE DE RAFAEL NO CHINA REAL EM 2013


Nesta quarta-feira (11), foi submetido a julgamento o senhor MAICON DOS ANJOS LIMA, pelo Tribunal do Júri da comarca de Senhor do Bonfim-BA, onde na defesa do acusado, sendo patrocinada pelo criminalista bonfinense Dr. Pedro Cordeiro, e na acusação, a Promotora de Justiça Dr. Daniela, e como assistente de acusação o criminalista Dr. Josemar Santana, a defesa saiu vitoriosa, com tese de negativa de autoria.

Houve muita comoção por parte da família do acusado, os quais chorando agradeceram ao belo trabalho do Advogado Pedro Cordeiro.

Veja a matéria na época dos fatos:

Por volta das 22h30min da última segunda-feira, dia 04/02/2013, aconteceu uma tentativa de homicídio tendo como vitima o jovem RAFAEL PEREIRA PASSOS, 22 anos, residente no bairro Itamaraty.

De acordo com informações ainda na noite do domingo (03), Rafael havia se desentendido com seu colega de trabalho, MAICON DOS ANJOS LIMA, e na noite da segunda-feira, estando de folga do trabalho, Rafael retornou ao local de trabalho, Restaurante China Real, onde Maicon encontrava-se trabalhando, e ao avistar Rafael, Maicon telefonou para seu pai, ELIEZER, que feriu o jovem Rafael, com um golpe de arma branca atingindo-lhe no abdômen lado esquerdo, tal golpe causou perda do rim esquerdo do rapaz, que foi hospitalizado no Hospital D. Antônio Monteiro, e na tarde de terça-feira (05) ainda não apresentando melhoras no seu quadro de saúde foi transferido para outro hospital em Juazeiro e não resistindo veio a óbito.

A princípio Maicon foi conduzido à Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim, onde permanece sob custódia a disposição da Justiça local.

O autor do golpe ELIEZER, encontra-se foragido, e deverá responder por "lesão corporal seguida de morte".

Maravilha Notícias

JAGUARARI: PREFEITURA DE JAGUARARI PRORROGA PRAZO PARA REGULARIZAÇÃO DO IPTU

A Prefeitura de Jaguarari, por intermédio do Setor de Tributos, informa aos contribuintes que o prazo para quitação dos débitos de IPTU, com lançamentos até 2013, foi prorrogado até 30 de abril.

De acordo com o Setor de Tributos, a decisão de adiar o prazo foi tomada para atender às inúmeras solicitações de contribuintes. É importante salientar que o prazo não será prorrogado novamente e aqueles que permanecerem em dívida em relação ao imposto serão acionados judicialmente para a quitação.

Os valores arrecadados com o IPTU são investidos em ações importantes para a população, como melhorias na saúde pública, manutenção de vias, iluminação, obras de saneamento, pavimentação e drenagem. Maiores informações no Setor de Tributos, situado no prédio da Prefeitura de Jaguarari, ou pelo telefone 74 3619-2121.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo “Minha Terra, Meu Futuro”.

POLICIAL: DELEGADO TITULAR DE CAMPO FORMOSO PRENDE FUGITIVO DA JUSTIÇA


O Delegado Titular da DP de Campo Formoso, Dr. Edilzo Santana, em companhia do Chefe do SI Celso Cloves prenderam na manhã desta terça-feira (11), o fugitivo da justiça Givaldo da Silva Araújo, vulgo "Barney". O mesmo estava se homiziando no bairro são Francisco na casa de parentes, quando foi preso.

De acordo com Dr. Edilzo, o preso responde na justiça por prática de roubo e tentativa de homicídio.

"Agora o perigoso sujeito jaz na enxovia à disposição da justiça", disse o Delegado.

Depol - Campo Formoso

BONFIM: HEMOBA SUSPENDE COLETA DE SANGUE DURANTE CARNAVAL EM BONFIM


A HEMOBA / Uct Senhor do Bonfim comunica a população local e da microrregião que o funcionamento para coleta de sangue estará suspenso durante os festejos de carnaval no período de 13 a 18/02/2015. Retornaremos ao funcionamento normal em 19/02/2015.

Informamos que o laboratório de compatibilização e distribuição de sangue continuará funcionando normalmente (24 horas) neste período.

VENHA PARA LFG VOCÊ TAMBÉM!!

Matricule-se já no Reta Final para o XVI Exame da OAB!! Procure já a nossa unidade e garanta a sua vaga, inicio das aulas no dia 12/02.


Rua Visconde do Rio Branco, n° 42 - Centro/ Senhor do Bonfim.
Contato: (74) 3541-5865/ 3541-4717

POLICIAL: ADOLESCENTE DE 16 ANOS É ASSASSINADO A TIROS EM QUANTO DORMIA EM JAGUARARI


Por volta das 23hs desta terça-feira (10/02) Policiais militares da 3º CIA foram acionados por moradores da Rua das Flores no Bairro do Campo em Jaguarari após terem ouvidos disparos de arma de fogo, ao chegar à Rua a PM realizou o patrulhamento sendo identificada uma residência de n° 50 com o portão aberto, ao adentrar e verificaram o imóvel foi constatado um corpo sem vida com perfurações de tiros na cabeça sobre uma cama em um quarto da residência, o mesmo foi identificado com sendo do jovem MOISÉS GABRIEL DE SOUZA de 16 anos.

Após encontrarem o corpo os PMs realizaram uma varredura na residência, não encontrando mais ninguém, com isso isolaram o local até a chegada do DPT (Departamento de Polícia Técnica) que realizaram a pericia no local em seguida removeram o corpo de MOISÉS para o IML de Senhor do Bonfim para realização de necropsia, posteriormente liberado para sepultamento.

Acredita-se que o autor ou autores do crime arrobaram a porta da frente da residência adentraram ao quarto, e realizaram cerca de quatro disparos de arma de fogo contra a cabeça da vítima, que pelas vestimentas que foi encontrado de short e camiseta dormia no momento em que foi executado, após os disparos foi ouvido um barulho de veiculo saindo do local.

Agora a Polícia Civil tem a difícil missão de solucionar este caso, pois a motivação e autor ou autores do crime são desconhecidos. Com esta ocorrência é o 2º homicídio registrado em 2015 na cidade.

Portal Jaguarari

CULTURA: CARNAVAL FANTASY 2015 EM ESTIVA


Caretas ou Mascarados assim que são conhecidas as pessoas do bloco carnavalesco de Estiva zona rural de Senhor do Bonfim-BA. Que acontece há anos, levando alegria e magia para todos que participam dessa grandiosa festa de carnaval, que acontecerá nos dia 15,16 e 17.
Carnaval Fantasy 2015 - Estiva.


*Dia 15 - Haverá atrações com a banda SWING DE LUXO E SOM MECÂNICO com os hits do carnaval 2015.
*Dia 16 - Som mecânico com os hits do carnaval 2015 e algumas particularidades do bloco os caretas ou mascarados.
*Dia 17 - Puxada do bloco os Caretas ou mascarados com som mecânico com os hits do carnaval 2015.


Conto com a presença de todos você para prestigiar esse grande Carnaval que faz parte da tradição de nosso Município em Estiva.

APOIO: Geladão Lú / Ima Representações /Táxi e Moto Táxi Praça Nova /Bloco careta 100%/Maravilha Notícias
Organização: Tiago Souza

CURSO DE SHANTALA


SOCIAL: EBENÉZER DISPONIBILIZA VAGAS PARA PESSOAS QUE DESEJAM LUTAR CONTRA DROGAS EM BONFIM E REGIÃO


A Ebenézer está com vagas para pessoas que fazem o uso de álcool e outras drogas, e necessitem de tratamento.
O tratamento e voluntario, para homens com idade a partir de 18 anos.

Dias de triagem: terça e quarta das 09h00min as 11h00min da manha.
Telefone para contato: 9127- 5154

E também a Ebenézer está vendendo blocos com preço imbatível.

ANDORINHA: PREFEITURA DE ANDORINHA REALIZA TREINAMENTO DE NOÇÕES BÁSICAS EM ORÇAMENTO, PREGÃO, LICITAÇÃO E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PARA SERVIDORES DO MUNICÍPIO


Prefeitura de Andorinha realiza treinamento de noções básicas em orçamento, pregão,licitação e contratos administrativos para servidores do município

A Secretaria da Administração e a Secretaria de Finanças do município de Andorinha, realizou um treinamento de noções básicas em orçamento, pregão,licitação e contratos administrativos. O treinamento aconteceu na terça-feira(10),na sede da Secretaria de Educação.

O aperfeiçoamento técnico foi destinado aos servidores que atuam diretamente com os processos e fluxos administrativos de cada secretaria. "A finalidade é que as informações repassadas façam com que esses servidores possam desempenhar suas funções de forma mais eficiente e contribuam assim para uma boa gestão pública", comentou a Secretária de Finanças, Lurdineia Guimarães.

ASCOM - Prefeitura Municipal de Andorinha
Nossa Terra Crescendo com a Gente.

JUSTIÇA: ADVOGADA BONFINENSE OBTÉM EXPRESSIVA VITÓRIA NO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL EM FAVOR DE PACIENTE EM RISCO DE VIDA

A Sexta Turma Cível do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), com sede em Brasólia (DF), acaba de negar seguimento ao Agravo de Instrumento manejado pelo Estado da Bahia, contra decisão do Juízo Federal da Subseção Judiciária de Campo Formoso (Ba), que deferiu pedido de antecipação dos efeitos da tutela, feito nos autos de Ação Ordinária, patrocinada pela advogada bonfinense, Maiana Santana, em favor de paciente que se encontra em estado de saúde grave, correndo risco de vida.

Na decisão, o Juiz determinou que a União e o Estado da Bahia providenciem a internação, o custeio e a realização de Microcirurgia Intracraniana Vascular na paciente, no Hiospital São Rafael (em Salvador) ou promova o respectivo depósito, no prazo de 72 (setenta e duas) horas, sob pena de multa diária de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

O procurador do Estado alegou que a manutenção da decisão poderia causar uma avalanche de ações contra o Estado da Bahia, que poderia desequilibrar todo o sistema estadual, comprometendo a sua regularidade orçamentária e que a União deveria arcar sozinha com o ônus do pedido feito em favor da paciente, por se tratar de atribuição do SUS 9Sistema Único de Saúde), além de entender que é ilegítima a posição passiva do Estado da Bahia, juntamente com a União, abordando, também entendimentos de vícios de ilegalidade.

A relatoria do Agravo coube ao Desembargador Federal JIRAIR ARAM MEGUERIAN que rebateu todas as alegações do Estado da Bahia, ressaltando que sendo o SUS (Sistema Único de Saúde), envolve a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e que, além disso, a paciente corre risco de vida, citando farta jurisprudência sobre o assunto, concluindo que “não merece reparos a decisão recorrida, pois em conformidade com a jurisprudência sobre a matéria”, negando seguimento ao Agravo Interposto pelo Estado da Bahia.

Com essa decisão, a advogada Maiana Santana espera que o Hospital São Rafael marque imediatamente a cirurgia pelo SUS, ou, na hipótese de inexistência de vaga, seja indicada outra casa hospitalar, mesmo do sistema privado, que já tem garantido o valor estimado da cirurgia, com recursos da União e do Estado da Bahia, retidos por ordem judicial.

Sansil Comunicação, Sr. Bonfim, Ba., 10/02/2013.

FILADÉLFIA: SERVIDORES IRÃO SE REUNIR NESTA QUINTA-FEIRA 12


EDITAL DE CONVOCAÇÃO


O SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE FILADÉLFIA/BA – SISEF-BA, pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos ou lucrativos, inscrita no CNPJ sob nº. 08.490.455/0001-44, com sede na Praça Cecentino Pereira Maia, nº 25, 1º andar, Centro, Filadélfia/BA, considerando que o prefeito municipal não apresentou contra proposta de negociação que atendesse as reivindicações inerente a data base 2015, vem através deste CONVOCAR TODOS OS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE FILADÉLFIA para participar de Assembleia Geral Extraordinária em caráter deliberativo que ocorrerá dia 12 de Fevereiro do corrente ano na câmara municipal de vereadores às 11hs e 00min em primeira convocação e às 11hs e 30min em segunda convocação, a ser deliberada a seguinte pauta:
• Deliberações a cerca da pauta de Reivindicações inerente á Data Base 2015;
• Campanha de reajuste ou reposição salarial 2015;
• Pagamento incorreto do 1/3 de férias dos professores enquadrados;
• O que ocorrer.

Valmir Dantas Gama
Diretor Administrativo.

POLICIAL: CIPE CAATINGA LOCALIZA CATIVEIRO DE REFÉM SEQUESTRADO EM CURAÇA


No dia 10/02/2015, por volta das 00h30min, Policiais Militares da CIPE-CAATINGA, após ter conhecimento do sequestro de Sr. Adriano Freire Ribeiro, 31 anos, residente na Agrovila 5, Projeto Pedra Branca, nº 28, filho de Sancho José Ribeiro e Iracema Freire do Nascimento Ribeiro, desencadearam uma intensa Operação no intuito de encontrar o paradeiro da vítima e, depois de quase 24 horas, encontraram-no na Fazenda Perdido, Município de Curaçá-BA, sendo presos e conduzidos: Cornélio Quintino dos Santos Nogueira, vulgo “Nego de Nogueira”, 39 anos, natural de Chorrochó-BA, residente na Fazenda Perdido, que se encontrava vigiando o cativeiro e Gilmar Silva Santos, 32 anos, natural de Belém de São Francisco-PE, vizinho da vítima, o qual teria sido um dos mentores e um dos executores do sequestro.

A operação que envolveu a participação das Equipes da CIPE-Caatinga desencadeou-se, principalmente, após a prisão da pessoa de Gilmar, o qual conduzia um veículo GM ônix, cor branca, placa OVR-4059, Curaçá-BA, o qual estava levando alimentos para o cativeiro. Neste momento o Gilmar confessou sua participação no sequestro, especificando, ainda, o local onde se encontrava amarrado o Sr. Adriano Freire Ribeiro.


Foi apreendido no local do cativeiro, uma motocicleta montada com peças de várias motos, de cor preta, placa HZS 6073 Lagarto-SE. Além do veículo do Gilmar, em sua residência ainda foram apreendidos: 10 (dez) cartuchos calibre .40 e uma moto Honda/Pop 100, cor preta, sem placa.

O sequestrado, os acusados e todo o material apreendido foram apresentados na delegacia Regional de Policia Civil, 17ª COORPIN, localizada em Juazeiro/BA.


JOSE CARLOS SOARES MARIANO – MAJ PM
Comandante

BONFIM: SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA REUNIÃO COM REPRESENTANTES DO SINDICATO E FUNCIONÁRIOS DEMITIDOS DO HDAM


Na manhã de segunda-feira (09), a Secretária de Saúde, Ana Laura Curci, acompanhada pelo Procurador do município, Antônio Filho reuniu-se com representantes do Sind+ Saúde e funcionários demitidos do Hospital Dom Antônio Monteiro após assinatura de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) entre município, Ministério Público e Sindicato para discutir alguns pontos.

O acordo costurado entre sindicato, município e Ministério Público, através da assinatura do Termo de Ajuste de Conduta – TAC foi pautado pelas possibilidades reais de cumprimento do que por hora foi firmado. A Prefeitura através de seu interventor, o diretor administrativo do HDAM, tem orientado e acompanhado para que todos os pontos do supracitado documento sejam respeitados.

As demissões desde o primeiro momento das negociações eram sabidas e foram exaustivamente discutidas como meio indispensável de cumprimento do acordo, que culminou na obtenção de boa parte dos benefícios clamados pelos trabalhadores.

Na reunião foi discutido que se, porventura, houve eventual descumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), o prefeito irá analisar cada caso individualmente e as rescisões serão homologadas através do Sindicato.


ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim

POLÍTICA: VEREADOR RÊ DO SINDICATO PROTOCOLA DEMANDAS APRESENTADAS NO SEU PLANEJAMENTO


Vereador Rê do Sindicato e lideranças da Agricultura Familiar esteve no dia 05 de fevereiro de 2015, entregando demandas e projetos do município de Senhor do Bonfim nas secretarias do Estado.


“Estarei nas secretarias acompanhando de forma sistemática os andamentos dos projetos no estado para melhor desenvolvimento das políticas públicas no município”. Disse o Edil.

ASCOM

EMBASA: ROMPIMENTO DE ADUTORA PREJUDICA ABASTECIMENTO EM ALGUMAS LOCALIDADES DE SENHOR DO BONFIM


A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que, devido a um rompimento de adutora, o fornecimento de água foi prejudicado nos últimos dias nas localidades de Anacleto, Assentamento Jibóia, Botequim, Cazumba I e II, Cruzeiro, Lagoa do Cocho, Lagoa da Pedra, Lagoa do Tanque, Lagoinha, Lajes, Mamoeiro, Pé do Morro, Quebra Facão, Quicé, Tanquinho, Tijuaçu, Três Morros, Urubu e Várzea do Mulato, todas pertencentes ao município de Senhor do Bonfim e abastecidas com água da Barragem de Ponto Novo. Técnicos já estão realizando a correção do problema, cuja conclusão está prevista para o início da tarde de hoje, 10 de fevereiro. A partir daí, o abastecimento de água será retomado gradativamente.

Abastecimento também foi prejudicado em Itiúba

A Embasa também informa que, para corrigir vazamentos em uma adutora, foi preciso interromper o abastecimento de água em Itiúba na madrugada desta terça-feira, 10. Técnicos continuam realizando os reparos. A previsão é de que os serviços sejam concluídos na tarde de hoje, 10, e o fornecimento de água retomado em seguida, de forma gradativa.

Atenciosamente

Assessoria de Comunicação da Embasa
74 – 3541 8400