JAGUARARI: CAMPANHA DEZEMBRO VERMELHO ALERTA SOBRE PREVENÇÃO DO HIV/AIDS EM JAGUARARI


Dezembro tornou-se o “mês vermelho” para lembrar sobre a responsabilidade de todos na luta contra o aumento do HIV no Brasil. Durante todo o mês, ações alusivas ao Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, data que é comemorada no dia 1º de dezembro, irão reforçar os diagnósticos e tratamentos da doença nas Unidades de Saúde de Jaguarari.

Na última quarta-feira (09/12), a equipe do Posto de Saúde de Jacunã, através da Secretaria Municipal de Saúde, e em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizou diversas ações para diagnósticos através de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite C, aferição de pressão e glicemia. Também houve a distribuição de panfletos explicativos, preservativos, gel lubrificante e medicamentos de Hiperdia, além de uma palestra sobre HIV/AIDS, Sífilis e suas formas de transmissão, com a dentista Indira Brasileiro.

Durante o evento, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou atendimento à população, tirando dúvidas com relação aos programas sociais do CRAS (bolsa família, auxilio moradia, cesta básica) e Microcrédito (CrediBahia). Em parceria com a escola de cabeleireiro e Salão Magnos, de Senhor do Bonfim, a secretaria também realizou cortes gratuitos de cabelo em crianças da comunidade, além de fazer atendimento com o conselho tutelar.

A enfermeira e coordenadora do PSF de Jacunã e Gameleira, Lorena Pititinga, informou que o município de Jaguarari, através da Secretaria de Saúde, tem feito um exaustivo trabalho de prevenção e conscientização da população em campanhas como Novembro Azul, Outubro Rosa e o Dezembro Vermelho, utilizando palestras, distribuição de preservativos, cartilhas explicativas, dentre outros meios, sempre com a preocupação de utilizar a prevenção como meio de combater as doenças.

A criação do Dezembro Vermelho é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização Mundial de Saúde (OMS), que há quase 30 anos instituíram o dia 1º de dezembro como Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A nomenclatura Dezembro Vermelho foi utilizada como forma de ampliar as ações de prevenção e combate a AIDS em todo o mundo.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo “Minha Terra, Meu Futuro”.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE