EMBASA ESCLARECE FALTA DE ÁGUA EM QUICÉ


Em resposta à nota de repúdio da AFAMUSB, publicada neste site, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) esclarece que o abastecimento de água em Quicé e em outras localidades de Senhor do Bonfim, como Tijuaçu e Tanquinho, tem sido afetado nos últimos meses em decorrência do consumo elevado da população atendida. A falta de chuvas, combinada com o calor intenso e constante, o colapso de pequenos tanques naturais na zona rural e a utilização de água tratada para matar a sede de animais são as principais razões da elevação deste consumo de água. Além disso, rompimentos de adutora ocorridos nesta última semana também contribuíram para o desabastecimento nestas localidades.

Segundo técnicos, os serviços de correção destes rompimentos já foram concluídos, e o abastecimento de água em Quicé será retomado amanhã (22). Para reforçar a oferta de água no local, dois caminhões-pipa serão enviados ao distrito na tarde de hoje (21).

Solução definitiva

Para melhorar a oferta de água, de forma definitiva, em Quicé, Tijuaçu, Tanquinho e demais localidades da sede e da zona rural de Senhor do Bonfim, a Embasa intensificou a execução das obras do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA). Segundo a gerente de Obras da Embasa, Raíssa Marques, a previsão é de que o SIAA entre em operação no mês que vem. Este sistema vai beneficiar Senhor do Bonfim, Andorinha, Jaguarari, Itiúba e comunidades rurais de Filadélfia.

O empreendimento teve um investimento de R$ 60,9 Milhões e compreende a implantação de 115 km (quilômetros) de adutoras com diâmetros variados, 66 km de rede de distribuição, 2.000 unidades de ligações domiciliares com hidrômetros, construção de quatro reservatórios de água, cinco estações elevatórias, uma estação de tratamento com capacidade para tratar 330 litros de água por segundo e uma estação de tratamento de lodo.

Adriano Aleixo
Assessoria de Comunicação da Embasa
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE