BRASIL: EDUARDO CUNHA ABRE PROCESSO DE IMPEACHMENT CONTRA DILMA ROUSSEFF


O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha, aceitou a abetura de processo de impechment contra a presidente Dilma Rousseff (PT) na tarde desta quarta-feira (2). De acordo com o parlamentar, a motivação é técnica e a decisão foi tomada após muita reflexão. "Um governo nunca recebeu tantos pedidos de impeachment como esse", disse Cunha durante entrevista coletiva. Ainda de acordo com o parlamentar, sua posição será a "mais isenta possível".

A decisão de Cunha acontece em represália à movimentação do PT para votar a favor das investigações contra o peemedebista no Conselho de Ética da Câmara. Os petistas levaram em conta o desgaste político em apoiar o presidente Câmara em meio às acusações de corrupção e envolvimento na Operação Lava Jato. Com a decisão de Cunha, o pedido de impeachment será apreciado pelos deputados na Câmara.

Para ser aprovada, a proposta precisa ser aprovada por 342 votos para ser levada pelo Senado. O impeachment só é aprovado caso dois terços dos senadores votem pela adesão. A sessão então é presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e deve ocorrer em até 180 dias depois que chega no Senado, período pelo qual o presidente fica afastado do cargo. Caso seja impedida, Dilma perde o cargo e fica inelegível por oito anos, cedendo a Presidência da República ao vice, Michel Temer (PMDB).

Metro1
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE