BONFIM: REUNIÃO EM UMBURANA DEBATE FALTA DE ÁGUA, GERAÇÃO DE RENDA E ESPORTE


Atendendo o convite do presidente da associação de moradores de Umburana – Avelino Barbosa, o vereador Biro Biro e o Chefe de Gabinete da Sudesb – Gustavo Miranda estiveram na noite da ultima sexta-feira, 18, na sede da associação de moradores do povoado de Umburana participando de uma reunião com a população local. Durante o encontro diversos assuntos foram debatidos entre eles a falta de água que vem trazendo transtornos à comunidade.


Falta d’água

Os moradores de Umburana vêm sofrendo com a falta de abastecimento de água há muitos dias e na busca por uma solução definitiva convidaram representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa na busca de uma explicação plausível que justifique a interrupção no abastecimento. Estiveram na reunião representando a Embasa o Gente de operações – Silvio Murta e o Gerente do Escritório Local – João Alan. Durante a explicação foi exibido uma planilha que mostra um investimento no valor de R$60.000.000,00 (sessenta milhões de reais) em obras de ampliação da estrutura de abastecimento de água nos municípios de Ponto Novo e Senhor do Bonfim que proporcionarão uma melhor distribuição de água nos próprios municípios além de Jaguarari e Andorinha.

Segundo os técnicos da Embasa a falta de energia e devido os declives, algumas ruas recebem mais água que outras. Em muitos casos a pressão na tubulação não é forte o bastante para levar água as ruas mais altas. A solução apontada pelo vereador Biro biro é de que a Embasa aumente o numero de dias que destina a vazão de água para o povoado, dessa forma a água atenderia todas as ruas uma vez que a pressão provocada na tubulação levaria água a todas as ruas. Sugestão atendida pelos representantes da Embasa que ampliaram em mais dois dias a manobra de abastecimento.

Economia Solidária

Quem também compareceu a reunião foi Cristiane Mendonça, representante do Centro público de Economia Solidária – Cesol. Esse órgão desenvolve ações que tem como objetivo atender empreendimentos (cooperativas, associações e grupos informais) de economia popular e solidária com serviços de assistência técnica jurídica, assessoria de comunicação e marketing, organizacional, técnica produtiva, gestão financeira e administrativa dentre outras.

Durante o bate papo com as mulheres da comunidade Cristiane ouviu que a associação possui maquinas de costura profissionais paradas por falta de incentivo e material. Cristiane se comprometeu a voltar à comunidade com novos cursos de capacitação alem de profissionais capacitados para orientar nos novos empreendimentos. Segundo Cristiane esses novos cursos possibilitará a geração de empregos e renda no povoado de Umburana.

Material esportivo

Ao final do encontro Chefe de Gabinete da Sudesb – Gustavo Miranda fez a entrega de material esportivo para a escolinha de futebol da comunidade. Essa demanda é fruto da solicitação de Avelino Barbosa, através do vereador Biro Biro junto a Sudesb. Alem de material para a pratica de futebol como: rede, bola, coletes, jogos de camisa e meões, a Sudesb entregou também bambolês, cordas de pular, cones, dominó, raquetes de frescobol e petecas. A escolinha de Umburana atende crianças de 5 a 16 anos.

Gustavo se mostrou bastante contente com o apoio que a Sudesb vem dando ao esporte Baiano. “A Sudesb vem fazendo entrega de material esportivo em diversas cidades do estado. Estamos dessa forma incentivando cada vez mais a pratica de esporte e com certeza criando ocupações para muitos jovens que devido a esse incentivo poderiam ir para o caminho das drogas ou marginalidade. O esporte não molda apenas atletas, o esporte ajuda seus praticantes a se socializar e querer ter uma vida saudável”. Falou.

ASCOM PCdoB
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE