SAÚDE: BRASIL TEM 399 CASOS DE MICROCEFALIA; ZIKA VÍRUS PODE SER A CAUSA

Foto: Reprodução / Novo Jornal

A epidemia de contaminação por zika vírus, registrada no primeiro semestre de 2015, é a principal suspeita que explica o aumento dos casos de microcefalia no Nordeste, segundo divulgou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (17). O boletim epidemiológico, que apresenta dados coletados até a última segunda-feira (16), afirma que há uma ocorrência de 399 casos de microcefalia, em sete estados neste ano.

O estado de Pernambuco, que foi o primeiro a identificar o aumento dos casos, registra o maior número de ocorrências, com 268 bebês nascidos com microcefalia em 2015. Há, ainda, 44 casos em Sergipe, 39 no Rio Grande do Norte, 21 na Paraíba, além de 9 no Ceará e 8 na Bahia.

O Ministério levanta essa hipótese, após o micro-organismo do zika vírus ter sido encontrado em duas gestantes da Paraíba, que carregam bebês com má-formação genética confirmada.

O diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do ministério, Cláudio Maierovitch, explicou que essa correlação entre as duas coisas ainda não está confirmada. “Estamos sendo bastantes cautelosos, mas não se encontrou nenhuma outra causa até o momento. Tivemos uma circulação importante do vírus no Brasil no primeiro semestre, coisa que aconteceu pela primeira vez na nossa história".

Metro1
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE