POLÍTICA?: AOS GRITOS DO PRESIDENTE CÂMARA APROVA CONTAS DE 2013 PRIMEIRO ANO DO GOVERNO “UMA NOVA REALIDADE”


Em uma noite não presenciada pelo povo de Bonfim, contas de prefeito Correia, exercício 2013 foram aprovadas na Câmara Municipal de Vereadores por 6 votos a favor e 5 contra.

Formada por 13 edis a Casa Legisladora da cidade de Senhor do Bonfim, vive as vésperas de um recesso anual, e poucos projetos de interesse do povo são apresentados, contas são votas, e concurso nada de anunciado.

Na noite dessa terça-feira (24), aconteceu uma sessão que tinha como principal pauta a votação das contas do município bonfinense exercício 2013, primeiro ano do Governo “Uma Nova Realidade”.

Pra começo de conversa, dois vereadores deixaram de comparecer para tal votação, sendo eles, Vereador Bel, que de forma verbal foi justificado motivo de saúde para sua ausência e sem nenhuma justificativa formal o Vereador Chocolate deixou de comparecer em noite tão importante para o futuro do prefeito, inclusive dias atrás insatisfeito Chocolate rompeu com o grupo da base aliada.
Em uso da palavra o Vereador Helson de Carvalho, fez o que mais sabe fazer, levar as coisas para o lado pessoal e falou com autoridade da pessoa física do Prefeito de Bonfim, esquecendo-se de analisar o lado político da coisa e votou favorável a recomendação dos Técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios, que opinaram por aprovação com ressalvas, seguindo o mesmo raciocínio do Líder do Governo votaram a favor, Geri Adelson Bahia, Lúcia Cerqueira, Laércio Muniz e Otávio Xisto, que também tentou desviar o foco da votação fazendo uma retrospectiva de outras contas aprovadas naquela casa seguindo recomendação do TCM e até reprovações também a pedido do órgão fiscalizador.

Por outro lado na bancada de oposição, Mário Jambeiro, Rê do Sindicato, Dr. Jorginho, Biro-Biro e Ivan Barbosa, foram contra as recomendações do TCM e rejeitaram as contas exercício 2013 de Dr. Correia. Em suas explicações Ivan Barbosa questionou por que aprovar contas de uma gestão em um ano onde aconteceram mais denúncias, movimentações desfavoráveis e até licitações das quais foram revogadas pelo Ministério Público, porém até hoje ainda não se tem parecer definitivo deste órgão também fiscalizador, mesmo diante de diversas falhas encontradas nas licitações, tais como a Licitação do Transporte Escolar, na qual a empresa Coopset, nem endereço fixo tinha e o endereço apresentado nos documentos segundo o parlamentar era de uma loja de fotografias em Ilhéus, Ivan Barbosa relatou o caos enfrentado no esquema governamental interno, onde todo mês acontecia mudança de secretários, “foi um ano de muitas denuncias de corrupção, ainda mais, foi um caos administrativo, toda hora se trocava um secretário, era Manoel Arcanjo, eram o Marcos, era Ricardo Aquino, se trocava secretários assim absurdamente cada um com denúncias absurdas, e greves diariamente, de professores, de servidores, ai vem o TCM que só investiga nota fiscal, nota fiscal eu consigo aqui e mando pro TCM, lá ele constata que a nota é legal, então tá aprovado”, disse Ivan.

O Edil concluiu dizendo, “o Tribunal não conhece a realidade do município, não sabe o que o bonfinense está passando, então ele opina pela aprovação e quer que o vereador aqui aprove?, os vereadores de situação votaram a favor do Governo de Dr. Edivaldo Martins Correia, ou seja, eles aprovaram o governo. O presidente em seu discurso assim, que ninguém entende nada, mas ofende todo mundo, ficou claro pra ele esse é o melhor governo que Bonfim já teve parece, então esse governo que está ai não merece ter contas aprovadas”, disse Barbosa.

Pela situação Otávio Xisto, rebateu as justificativas de Ivan Barbosa, que foi contra a opinião dos técnicos do TCM, Tavinho disse que os técnicos são competentes para aprovar ou reprovar contas, sobre isso Ivan disse que Tavinho mesmo se contradiz ao afirmar que os técnicos são competentes, e rebateu dizendo que o próprio Otavio Xisto foi contra parecer dos técnicos nas contas de Carlos Brasileiro, “Otávio Xisto, Laércio Muniz, Helson de Carvalho são a cara do Governo Correia, eles tem vergonha de assumir isso, por isso Tavinho vem com esse discurso, falando que nós votamos contra o parecer do Tribunal, que o TCM é competente ele mesmo se contradisse que disse que votou contra o TCM nas contas de Carlos Brasileiro, imagine, o raciocínio do discurso dessas pessoas, são discursos sem nexo nenhum, vereadores de quatro, cinco mandatos que fazem discurso que não leva a nada, discurso vazio, eles deviam eram aprovar as contas e dizer, nós somos esse governo que está ai, que é o governo de Edivaldo Martins Correia, é isso que eles são, eles são os representantes desse governo que está massacrando a população de Bonfim”, afirmou Barbosa.

Questionamos o Vereador Ivan sobre os votos a favor da aprovação das contas de 2013, se elas teriam sido analisadas politicamente e não tecnicamente, Ivan retrucou, “Netto, eu vou dizer o seguinte, hoje eu não culpo nem mais o Prefeito Correia pelo seu péssimo governo, ele já disse pra que veio, ele veio pra isso ai mesmo, o único culpado hoje pelo governo de Edvaldo Martins Correia ainda é o legislativo, que você viu que tem maioria e dá sustentação ao governo, e o judiciário a justiça que tem denúncia e não dão resposta, então são os grandes culpados desse desastre administrativo que é o governo de Edivaldo Martins Correia”, finalizou Ivan Barbosa.

Conversamos com Otávio Xisto, saber dele o que sustentava seu voto a favor da opinião do TCM, Tavinho disse, “a CEI do Lixo, e outras irregularidades não entraram nas contas, as contas do prefeito atual Dr. Edivaldo Martins Correia, as de 2013 foi analisada pelo TCM, onde o mesmo opina tanto pela rejeição como pela aprovação e ele opinou pela aprovação, então o próprio TCM da Bahia está dando parecer dizendo que não achou nada grave de irregular nas contas de Senhor do Bonfim, e o que acontece, nós aqui na câmara é quem vota, quem derruba ou não, o parecer do TCM, e eu opinei pelo parecer do Tribunal, porque o Tribunal é quem tem os técnicos, ele é que está ali com as contas de todos os meses, de janeiro a dezembro, o Tribunal e quem tem os técnicos, os contadores que ver ali se realmente tá tendo se teve alguma coisa irregular, se teve superfaturamento, se teve desvio de recurso, e isso não teve, o governo de Dr. Edivaldo Martins Correia recebeu uma multa como é normal, como todos recebem, mas não teve nenhuma irregularidade de desvio de recurso, foi por isso que eu Vereador Tavinho opinei de votar a favor do parecer do Tribunal de Contas do Estado da Bahia”, finalizou Tavinho.

Quando e votação coincidentemente estava empatada em 5 a 5, com ausência de dois vereadores já relatados acima, restou o “voto de minerva”, ofendeu a bancada de oposição, criticando gestões já passadas, e literalmente no GRITO, o senhor presidente votou a favor da opinião do TCM, aprovando por 6 a 5 as contas de 2013 da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim.

Poucas pessoas que se fizeram presentes na sessão questionavam, “cadê o Chocolate, por qual motivo não veio?”, nossa reportagem procurou saber se houve alguma justificativa oficial do edil, a resposta foi negativa.

E assim na base do grito, vamos vivendo “uma nova realidade” a cada dia.

Maravilha Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE