EDUCAÇÃO: CAMPANHA DE CANDIDATOS A REITOR E A VICE-REITOR DA UNIVASF É REGULAMENTADA POR NORMAS QUE REGEM O PROCESSO ELEITORAL NA INSTITUIÇÃO


A Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral Informal 2015, composta por representantes dos três segmentos que integram a comunidade universitária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), publicou no último dia 16 de outubro, as normas que regem o processo de escolha dos dirigentes da instituição para o quadriênio 2016-2020. O documento, que é de acesso público, pode ser consultado diretamente na página eletrônica da CEI. Outras publicações que instruem o processo eleitoral, também estão disponíveis no mesmo endereço eletrônico, incluindo cronograma e regras dos debates que serão realizados com os candidatos em todos os campi, o primeiro no Campus de São Raimundo Nonato (PI), na próxima quarta-feira (4), das 16h às 20h.

À Reitoria da Univasf concorrem quatro chapas, identificadas com nome de livre escolha das respectivas representações e número atribuído por ordem de inscrição junto à CEI. Todas as inscrições foram deferidas, e homologadas no dia 28 de outubro, ato que confirmou as candidaturas das seguintes chapas:

• Profissionalismo e União (Chapa 1), formada por Ferdinando Oliveira Carvalho e José de Castro Silva
• Somos Univasf (Chapa 2), composta por Acácio Figueiredo Neto e Marcelo Domingues Faria
• Fortalecendo Ações Plurais e Democráticas (Chapa 3), com Julianeli Tolentino de Lima e Telio Nobre Leite
• Rede Valorização (Chapa 4) representada por Luiz Alberto Valotta e José Jaime Freitas Macedo.

Todos os candidatos são professores com título de doutor, segundo exigido pela legislação que regulamenta a escolha de dirigentes universitários e em conformidade ao disposto nas Normas da Pesquisa Eleitoral Informal 2015, da Univasf.

Entre os temas dispostos na normativa, o que trata especificamente da Comunicação Pública embasa, por exemplo, procedimentos referentes a cobertura jornalística, a interface dos candidatos com os meios de comunicação institucionais e externos junto à CEI, bem como questões relacionadas à propaganda e difusão de conteúdos para divulgação de campanha.

Também está instituído sistema de votação em dois turnos, o primeiro marcado para o dia 23 de novembro. Caso nenhuma das chapas obtenha 50,01% dos votos válidos em primeiro turno, a escolha será decidida no dia 11 de dezembro, desta vez entre as duas chapas mais votadas, e a que obtiver a maioria simples dos votos válidos será consagrada vencedora.

A pesquisa eleitoral na Univasf obedece a sistema paritário de voto, não obrigatório, abrangendo os três segmentos, estudantes, docentes e técnicos-administrativos, e o resultado irá subsidiar a elaboração da lista tríplice que será encaminhada ao MEC pelo Conuni para nomeação do reitor, em mandato de quatro anos com inicio em fevereiro de 2016. Conforme legislação que regulamenta a escolha de dirigentes universitários, a lista indicará os nomes dos três candidatos a reitor mais votados, obedecendo a ordem de preferência da comunidade universitária, com base no resultado do pleito. A posse para o cargo de vice-reitor é dada pelo reitor nomeado.


Klene Barreto de Aquino
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE