JAGUARARI: PROGRAMA DE SAÚDE NA ESCOLA REALIZA PALESTRA SOBRE SEXUALIDADE E SEXO SEGURO


O Colégio Estadual Luiz Viana Filho recebeu uma palestra sobre sexualidade e sexo seguro, ministrada pela Coordenadora do Programa de Saúde na Escola (PSE), a Enfermeira Rosa Peixinho. A atividade faz parte de uma ação conjunta da equipe de Educação em Saúde da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Educação. Durante a palestra, foram repassadas informações sobre planejamento familiar, responsabilidade sexual e pessoal e o uso de preservativos em qualquer relação sexual.

O evento contou com a presença de estudantes em idade reprodutiva, além dos professores e funcionários da escola. A palestrante abordou temáticas polêmicas, como gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis – DST’s. A atividade tem como objetivo principal alertar sobre os cuidados que os jovens têm que ter para garantir uma vida sexual saudável.

O PSE é um Programa que busca contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

De acordo com Rosa, a adolescência é uma etapa de vida na qual descobrimos a nossa identidade e, simultaneamente, nos surpreendemos com as descobertas alheias. É preciso nessa fase educar os jovens para evitar violência, preconceito, doenças e gravidez indesejada. “Durante as palestras, percebemos que há alguns questionamentos que vão se tornando tabus, e queremos desmistificar a questão da sexualidade, que é uma coisa que temos de lidar naturalmente”, ressaltou.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo “Minha Terra, Meu Futuro”.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE