FILADÉLFIA: PREFEITURA DISTRIBUIU TABLET PARA PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO


O debate sobre o uso das tecnologias na Educação tem sido um dos temas atuais de maior destaque entre educadores e comunidade escolar. Isso se deve principalmente pela revolução tecnológica pela qual passam instituições de vários segmentos e, é claro também na Educação.

Entretanto, o uso de instrumentos tecnológicos a serviço da educação está sendo direcionado não apenas para o contexto administrativo das secretarias e demais setores das escolas, estão adentrando as salas de aula. Sendo esta, uma demanda legítima e que pode contribuir com a melhoria e o do aprendizado dos estudantes.

Nesse contexto e tomando um posicionamento concreto diante das demandas de melhoria da qualidade do ensino municipal, a Prefeitura Municipal de Filadélfia – BA, através da Secretaria Municipal de Educação – SEMED, realizou Encontro com os Docentes da Rede Municipal de Ensino para entrega de 230 (duzentos e trinta) Tablets aos professores da rede. Atrelado à internet, este instrumento poderá atrair os estudantes e tornar o processo de ensino aprendizagem mais eficaz.

Outra questão que está diretamente relacionada a esta iniciativa do governo de Filadélfia, é a compreensão de que a Escola precisa acompanhar o compasso da sociedade.

Assim, a entrega dos tabletes aos professores da Rede Municipal ocorreu no dia 22 de julho do ano em curso e contou com a presença de autoridades locais como o Prefeito Municipal, Antonio Barbosa Júnior, o Secretário de Educação, Fernando de Jesus, o Secretário de Finanças, Francisco Xavier Coelho, a Secretária de Administração, Auricleia Ferreira, a Secretária de Assistência Social, Maria Zuleide Barbosa, a Assessora da Secretaria Municipal de Educação, Anajara Braga Maia, a Coordenadora Geral de Educação, Juliana Montenegro, Coordenadores Pedagógicos, Diretores Escolares e professores.

Em pronunciamento, o Secretário Municipal de Educação, o professor Fernando de Jesus mencionou o processo percorrido pela gestão municipal para que os tabletes pudessem chegar ás mãos dos professores e também agradeceu ao prefeito por ter atendido a solicitação, mesmo diante das dificuldades pelas quais passam os municípios brasileiros. Já o Prefeito Municipal, Antonio Barbosa dos Santos Junior, saudou os presentes e demonstrou estar atento aos avanços que a Educação pública precisa alcançar e disse estar à disposição para fazer o que for possível para aprimorar a educação pública municipal.

Contudo, a ação não se encerra com a entrega dos tablets, pois para que esta ferramenta possa ser utilizada com maestria nas salas de aula tornando o processo mais interativo faz-se necessário investir na qualificação e capacitação dos docentes da rede e atento a isto, o Secretário Municipal de Educação lançou o Plano de Capacitação do Servidor para o segundo Semestre de 2015. Nele estão previstos cursos de capacitação para diversos segmentos da Educação, tais como: Curso de Libras para professores regentes, Curso de Graduação para professores que ainda não possuem, Curso de Mestrado, Capacitação para merendeiras, Formação continuada para professores, digitadores, Secretários escolares, Professores de AEE, Cuidadoras de alunos especiais, Diretores escolares, Coordenadoras Pedagógicas e demais segmentos da Educação. Além do curso que irá capacitar os professores para que o tablet seja utilizado como uma ferramenta educativa e que favoreça o aprendizado em sala de aula. O professor continua sendo uma figura indispensável ao processo de ensino aprendizado, assim sendo, investir em sua qualificação é ação salutar.

A capacitação dos professores para o uso dos tablets será uma oportunidade para desenvolver, criar e recriar atividades pedagógicas voltadas às necessidades dos estudantes em seu tempo de aprendizado.

ASCOM SEMED
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE