SAÚDE: SESAB CONFIRMA PRIMEIRA MORTE POR SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ NA BAHIA


A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou a primeira morte em decorrência da Síndrome de Guillain-Barré no estado nesta quarta-feira (8). Segundo informações do subsecretário, Roberto Badaró, a vítima é uma mulher de 26 anos, que começou a manifestar os sintomas da doença no dia 20 de maio. A Sesab deu início a uma investigação para descobrir a relação do desenvolvimento da doença com o Zika Vírus.

Uma outra morte foi registrada no estado, mas ainda não há confirmação de que esteja relacionada com a Síndrome de Guillain-Barré. A Vigilância Epidemiológica Estadual notificou o óbito da mulher de 26 anos no dia 12 de junho. Já foram registradas 55 notificações da doença em todo o estado. 12 pacientes foram internados no Hospital Couto Maia, em Salvador. a secretaria informou que os demais casos são tratados na rede particular.

A Síndrome Guillain-Barré é uma doença neurológica que não tem causa definida, mas pode ser associada a doenças virais, como o Zika Vírus. A enfermidade provoca fraquezas ascendentes, paralisia flácida, mas a doença pode agravar até causar paralisia na musculatura respiratória e, com isso, o paciente necessita de suporte ventilatório para auxiliar na respiração.

Geralmente, os pacientes percebem a doença através de sensações cutâneas como frio, calor e formigamento nas extremidades dos membros inferiores e, em seguida, superiores. O diagnóstico inicialmente é clínico. Depois, o paciente passa pelo exame do líquor, quando o líquido da medula é retirado. O exame é semelhante ao utilizado para diagnóstico da meningite. Os pacientes com sintomas devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e os postos de saúde.

De acordo com a Sesab, a Bahia vive epidemia de três doenças: dengue com 45.538 casos em 2015, chikungunya 11.351 e a zika, considerada uma doença exantemática indeterminada, 32.873. Após as confirmações dos casos, a Sesab bloqueou 18 leitos de três hospitais na capital apenas para o atendimento de pessoas com suspeita da Síndrome de Guillain-Barré.

Chapada Noticias
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE