POLÍTICA: BRASILEIRO COMEMORA REALIZAÇÃO EM BONFIM DE 1,5 MIL CIRURGIAS DE CATARATA PELO ESTADO


O ex-deputado Carlos Brasileiro comemorou mais uma conquista para a região. O Governo do Estado confirmou a realização do programa Saúde em Movimento em Senhor do Bonfim, e que beneficiará milhares de pessoas com consultas oftalmológicas e mais de 1.500 cirurgias de catarata. Acontecerá entre os dias 20 e 26 de agosto, beneficiando todos os municípios do Piemonte Norte do Itapicuru, incluindo Jaguarari, Pindobaçu, Andorinha, Campo Formoso, Ponto Novo, Filadélfia, Antônio Gonçalves e Saúde, além de Itiúba. A ação resulta de um requerimento feito por Brasileiro, em 2014, ainda como deputado, e foi demandada pela sociedade civil bonfinense, através de entidades como Lions Clube, Rotary, Associações de Bairro e diversas outras.

O mutirão seria realizado em junho do ano passado. Mas, para que acontecesse naquela época, dependia da parceria do governo municipal para oferta de infraestrutura visando a montagem do projeto, o que não foi possível em 2014. Este ano, a realização do programa em Bonfim foi possível graças à participação das Prefeituras de toda a região.

O atendimentos é direcionado a pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular, e alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização). O Serviço Oftalmológico conta com uma equipe de mais de 100 profissionais, entre médicos oftalmologistas, anestesista, enfermeiros, técnicos e uma grande equipe de apoio. Nos atendimentos, os pacientes passam por consulta ambulatorial e exames e, se for diagnosticada a catarata, são submetidos à cirurgia. A clientela ainda recebe o colírio que deve ser utilizado nos 30 dias do pós-operatório. Para a realização do atendimento, será obrigatório o Cartão Nacional de Saúde, do SUS, assim como documento de identificação (RG).

"Fico muito feliz com a realização do programa Saúde em Movimento em Bonfim e que contemplará a população dos municípios de toda a região. Milhares de cidadãos serão beneficiados, muitos inclusive que praticamente deixaram de enxergar e que terão a visão totalmente recuperada. É um benefício que levará não apenas alegria, mas qualidade de vida para muita gente”, comemorou Brasileiro.

Recursos – Através de uma ação do ex-secretário estadual de Saúde e hoje deputado federal Jorge Solla, o Ministério da Saúde direcionou mais R$7,2 milhões para a Bahia, visando a realização de cirurgias eletivas de média complexidade e procedimentos de cirurgia de catarata, entre outras. Estes recursos possibilitarão uma nova etapa do programa Saúde em Movimento, e que beneficiará a região de Senhor do Bonfim.

ASCOM BRASILEIRO
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE