GREVE: COMANDO ESTADUAL DE GREVE DO SEGURO E SEGURIDADE SOCIAL 2015


Greve do Seguro e Seguridade Social continua forte e crescente!

O comando estadual da greve do Seguro e Seguridade Social 2015, que envolve servidores públicos federais do INSS, Superintendência do Trabalho, Funasa e Ministério do Trabalho, avaliam que o movimento grevista deflagrado pela categoria no último dia 07/07 continua crescendo e se fortalecendo. Esta foi a tônica da primeira reunião do comando e da assembleia da categoria, realizadas dia 10/07, sexta-feira, às 10h e 14h, respectivamente, no auditório do Sindprev em Salvador-Ba.

Conforme levantamento feito pelos representantes dos trabalhadores/as dessas instituições, no interior e na capital, o índice de adesão a greve ultrapassa 90% do quadro funcional em todo território baiano. Com indicação da adesão de novos postos que ainda funcionaram esta semana, a partir de segunda-feira, 13/07, a paralisação deve beirar 100%.

Na região de Juazeiro-Ba, o movimento encontra-se mais forte no INSS, que teve mais de 80% das Agências atingidas pelo movimento nesta primeira semana, com exceção apenas de Jaguarari e Irecê, que continuaram com atendimento normal, além de Sr. do Bonfim com atendimento parcial. No entanto, em reunião realizada nesta sexta-feira, os servidores daquelas duas agências resolveram também paralisar suas atividades a partir da segunda-feira, 13/07, quando o movimento chegará em todo INSS da região.

O impasse!

“Infelizmente a paralisação poderá se estender por longo período”, afirma o comando nacional de greve, devido a ausência de interesse do governo em negociar a pauta de reivindicações dos/as trabalhadore/as públicos federais.

Nos últimos quinze dias duas tentativas de negociação foram frustradas. A primeira no dia 30 de junho de 2015, com a Presidente do INSS para tratar de pontos específicos referentes as condições de trabalho na instituição, não logrou êxito, pois ela não compareceu e seus substitutos não apresentaram qualquer proposta.

A segunda ocorreu dia 07 de julho de 2015, com o Secretário de Relações de Trabalho do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, envolveu o Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais, e versava sobre pautas comuns a todo pessoal do executivo federal. Também não houve avanço pela falta de apresentação de novas propostas, ficando apenas sinalizada uma possível rodada de negociação até o próximo dia 21.

Buscando soluções

Os/as trabalhadores/as sabem que a greve é um instrumento legal utilizado apenas no último momento com o objetivo de melhorar suas condições de vida, mas que traz consequências negativas a população que fica sem o devido atendimento. Por isto o comando nacional de greve articulou uma reunião para esta segunda-feira, 13/07, com o Ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, que também é servidor de carreira do INSS, na busca de soluções para a falta de negociação por parte do governo, tentando assim reduzir o período de paralisação e consequentemente minimizar danos a sociedade brasileira.

Por: Comissão de Comunicação Social/Comando de Greve 2015/Regional Juazeiro em 11/07/2015.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE