BONFIM: JULHO AMARELO – SECRETARIA DE SAÚDE REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO NA LUTA CONTRA AS HEPATITES VIRAIS


A Secretaria Municipal de Saúde de Sr. do Bonfim, através do Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA, em alusão ao dia 28 de julho, quando é comemorado o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, reforça à população que as ações preventivas de combate às HEPATITES VIRAIS são realizadas diariamente no CTA através de atividades educativas, fornecimento de insumos de prevenção e realização de exames.E, aproveita a oportunidade da data comemorativa para incentivar a todos a conhecerem seu status sorológico realizando os testes rápidos disponíveis.

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo, sendo uma das principais causas de transplante hepático. Os vírus B e C podem causar inflamação crônica do fígado, normalmente sem sintomas, evoluindo para cirrose hepática e câncer. No Brasil, estima-se que milhares de pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem do diagnóstico.

O CTA/SAE(Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço Ambulatorial Especializado) de Sr. do Bonfim tem 07 anos de funcionamento e desde sua implantação acompanha e trata os casos de HIV/AIDS e Hepatites B e C diagnosticados no município e região, e já registrou 93 casos confirmados de Hepatite C e 76 de Hepatite B.

Os meios de transmissão das hepatites são:

– Em relações sexuais desprotegidas;
– De mãe para o filho no parto (vertical);
– Compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos de crack e canudos de cocaína);
– Compartilhamento de objetos para higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou acessórios que furam ou cortam);
– Ao fazer tatuagens e na colocação de piercings;
– Acidentes com material biológico (para os profissionais da saúde e outros);
– Em transfusões sanguíneas realizadas antes de 1993.

O diagnóstico precoce tem grande importância na redução da transmissão, no acesso ao acompanhamento clínico, redução de complicações, tratamento medicamentoso e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes. A hepatite B crônica pode ser prevenida pela vacinação – disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde em três doses. Até o momento não existe vacina disponível para hepatite C.

Anualmente o Ministério da Saúde, através do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis, AIDS e Hepatites Virais, propõe uma mobilização nacional no mês de julho em forma de Campanha para colocar em evidência a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce das Hepatites Virais.

É importante salientar que não é necessário o encaminhamento médico para a testagem contra as hepatites virais. O CTA realiza testes rápidos contra a as Hepatites Be C e o resultado fica pronto em 30 minutos, é gratuito e sigiloso.

O Centro de Testagem e Aconselhamento de Sr. do Bonfim atende para testes todas as segunda, terças equartas pela manhã, a partir das 07:30h, e está localizado na Rua Antonio Vicente, 165 – Centro – Sr. do Bonfim/Ba.
#FIQUESABENDO
#FAÇAOTESTE

ASCOM
Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE