NOVOS CURSOS DA UNIVASF NO CAMPUS SENHOR DO BONFIM TERÃO VAGAS PREENCHIDAS PELO SISU 2015.2


As primeiras turmas dos novos cursos de graduação de Licenciatura em Geografia e Bacharelado em Ecologia, ofertados pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) no Campus Senhor do Bonfim (BA), ingressarão no segundo semestre letivo deste ano. As 40 vagas de cada curso serão disponibilizadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015.2. O ato que autoriza a criação dos novos cursos foi publicado no Diário Oficial da União na última terça-feira (12) pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), vinculada à Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do Ministério da Educação (MEC).

O pró-reitor de Ensino da Univasf, Leonardo Sampaio, destaca que a criação dos cursos é uma conquista para a Universidade e para a região de Senhor do Bonfim, cujo campus oferta o curso de Ciências da Natureza, criado em 2009. Com Geografia e Ecologia, o campus dá mais um passo para se tornar um Centro de Ciências Ambientais, uma proposta fomentada pela própria comunidade acadêmica local e que está em sintonia com a vocação da região.

O curso de Licenciatura em Geografia será noturno e o de Bacharelado em Ecologia, diurno e realizado em tempo integral. Os dois terão entrada única. Para concorrer às primeiras vagas dos novos cursos é necessário que o candidato tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014.

Leonardo Sampaio destaca que os cursos já iniciarão suas atividades com projeto pedagógico concluído, completo levantamento bibliográfico para aquisição do acervo e perfil de vagas para professores definido. Um edital de concurso público para professor efetivo com vagas para as duas graduações está com inscrições abertas até a próxima quinta-feira (21). “A perspectiva é de iniciarmos os cursos em excelentes condições para oferecer aos estudantes”, disse.

Na tarde de ontem (14), o reitor Julianeli Tolentino de Lima esteve em Senhor do Bonfim para uma reunião com o prefeito Edivaldo Martins Correia, no Gabinete da Prefeitura. Também participaram da reunião o Subprocurador-Chefe junto à Univasf, Rafael Nogueira Cavalcanti; o prefeito Universitário José Edilson dos Santos Junior; e o Secretário Administrativo, Leone Bagagi.

Durante o encontro, o reitor apresentou o projeto de expansão física do campus, que será executado no terreno doado pela Prefeitura Municipal por meio das Leis de N° 12.832/2012 e N° 1.319/2013 e que contemplará, entre outros, bloco de salas de aula, laboratórios, auditório e espaço de convivência. O projeto está sendo idealizado para proporcionar uma maior integração entre a comunidade acadêmica e a comunidade externa. As obras estão previstas para iniciar em 2016, após sua aprovação pelo MEC. O layout do projeto está disponível no link abaixo.

Outros cursos - Mais quatro cursos de graduação serão oferecidos na Univasf em 2016: Bacharelado em Geologia, no Campus Senhor do Bonfim; e Licenciatura em Química, Bacharelado em Antropologia e Bacharelado em Biologia, no Campus São Raimundo Nonato (PI). Todos estes iniciarão com a oferta de 40 vagas anuais. Segundo o pró-reitor de Ensino, os cursos já têm minutas prontas para nortear o trabalho de elaboração dos projetos pedagógicos, que será realizado por comissões constituídas por representantes da Coordenação Pedagógica da Proen e por professores dos campi.

Para o reitor Julianeli Tolentino, a abertura de novos cursos de graduação é essencial para que os campi da Universidade contribuam diretamente para o desenvolvimento das regiões onde estão inseridos. “A oferta de novos cursos agregará ainda mais valor aos já oferecidos pela Univasf, pois proporcionará o ingresso de mais estudantes, professores e técnicos na instituição, que consequentemente trarão mais desenvolvimento para a região de abrangência da nossa instituição. Além disso, os jovens terão a oportunidade de construir sua formação profissional numa instituição pública federal de ensino superior já reconhecida por sua qualidade e que passa a oferecer um leque cada vez maior de opções de cursos”, ressalta.


Renata Freitas

Por: Assessoria de Comunicação
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE