SAÚDE: LIXO HOSPITALAR ESTÁ SENDO COLETADO DE FORMA IRREGULAR EM BONFIM

Como deve ser feito o descarte de lixo hospitalar

Salienta-se então que as normas relativas ao correto descarte de resíduos infectantes encontra embasamento na Resolução Anvisa de número 306 de 2004, que, entre outras coisas, especifica:

- Todos os resíduos considerados infectantes tem de ser alocados em sacos plásticos de cor branca, contendo identificação indelével do laboratório/biotério;
- Salienta-se ainda que esse mesmo saco plástico branco deve conter também a identificação do símbolo infectante de forma visível;
- Os sacos plásticos que contém lixo infectante não podem, em hipótese alguma, ficar em contato com o chão;
- Não é permitido o depósito de sacos de lixo contendo resíduos infectantes em locais como elevadores, corredores ou demais dependências que não sejam a lixeira externa, voltada para esta finalidade;
- Ressalta-se que somente deverão ser recolhidos pela equipe de limpeza os resíduos infectantes que estiverem estritamente em consonância com as normas acima estabelecidas.
Ressalta-se ainda que os estabelecimentos deverão dispor sempre de um profissional, responsável técnico, que seja devidamente registrado em conselho profissional, apto para o gerenciamento de seus resíduos.

COMO ESTÁ SENDO FEITO NO HOSPITAL REGIONAL


Nossa reportagem flagrou na manhã dessa terça-feira (17), dois sacos plásticos contendo lixo hospitalar, jogados na porta da casa de saúde, oque evidencia que a coleta seria feita juntamente com os demais resíduos daquela casa de saúde, indo de encontro com o que diz as normas de coleta de lixo hospitalar.


Esse lixo representa um grande perigo a saúde, uma vez que pode estar contaminado com microorganismos causadores de doenças.

De imediato procuramos a ouvidoria da casa que responde:

Nota de Esclarecimento

O Hospital Dom Antônio Monteiro vem por meio desta, esclarecer que no momento da revisão e limpeza da emergência, foi solicitado o serviço de higienização no Centro Cirúrgico pós-procedimento. Após o ocorrido, o funcionário passou o plantão para o colega do turno matutino, que iria fazer a coleta do lixo. A coordenação do setor de limpeza, assim como a Direção da Unidade, estão cientes do fato e tomarão as devidas providências cabíveis. (Ouvidoria Hospital Dom Antonio Monteiro).

Maravilha Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE