ECONOMIA: IBAMETRO REPROVA 60% DOS PESCADOS CONGELADOS


Balanço parcial da Operação Páscoa, realizada pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO), revela que, dos 15 tipos de pescados congelados, examinados em laboratório, um total de 60% foram reprovados, representando sete diferentes marcas do produto. Entre eles, estão atum, salmão, tilápia, dourado, arraia e sardinha. A fiscalização, que acontece na capital e interior do estado, até 02 de abril, objetiva verificar se produtos largamente consumidos nesta época, tais como ovos de chocolate e pescados embalados, estão sendo comercializados com a pesagem correta. O conteúdo do produto deve pesar exatamente o que está informado na embalagem, evitando prejuízos ao consumidor.

“Mesmo com todo o trabalho educativo e de fiscalização realizado pelo Ibametro, algumas empresas insistem em práticas danosas, lesando o consumidor. Isso é ruim tanto para a população, como também para as empresas que atuam corretamente. Toda a sociedade perde com atitudes abusivas”, destacou o diretor-geral do Ibametro Randerson Leal.

A coordenadora do setor de pré-medidos, Cíntia Lé, revela um exemplo da fraude. “Encontramos um pescado que informava, na embalagem, que o produto continha um quilo, mas após realizarmos o processo de desglaciamento, no laboratório, verificamos o peso final de 819 gramas. Este foi o pior caso entre os produtos irregulares coletados este ano”, exemplifica a especialista em metrologia e qualidade. “Já esperava que o índice de reprovação fosse alto pelo que tenho visto. Infelizmente, pagamos mais e levamos menos. Acho que a fiscalização deve ser constante”, afirmou a empresária Maiara Leite.

Durante a fiscalização, técnicos do órgão visitam estabelecimentos comerciais, como supermercados, mercados de bairro e padarias, para coletar os itens, incluindo ainda bombons e colombas pascais. Os produtos coletados passam por análise em laboratório do órgão, na Pituba.
Com relação aos ovos de chocolate, o resultado parcial da fiscalização evidenciou que 100% dos 55 produtos coletados, de várias marcas e modelos, foram aprovados. “Esse resultado mostra que a fiscalização contínua, ao longo dos anos, está surtindo o efeito esperado, inibindo a venda de produtos irregulares”, complementa o diretor-geral do órgão, Randerson Leal.

Mesmo assim, vale ficar atento aos produtos que vêm com brinquedos de brinde. Estes devem ostentar, na embalagem, a seguinte frase “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do SABC”. SABC é o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade. Deve ainda indicar a faixa etária do brinquedo.

Os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades, bem como os fabricantes dos produtos, terão até dez dias para apresentar defesa ao IBAMETRO e estarão sujeitos às penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão. Os consumidores podem apresentar denúncias por meio da Ouvidoria do Ibametro pelo telefone 0800-071-1888.

Depoimentos dos consumidores:

“Pra mim, a irregularidade não é novidade, mas não esperava um índice tão alto. Acredito que a fiscalização é fundamental para que não sejamos lesados”.
Luiz Rodriguez, 55, Corretor de Seguros.

“Quando a gente cozinha, percebe que o volume reduz bastante. Eu achei o índice alto, esperava que fosse menor. A fiscalização é importante para que paguemos justamente pelo produto”.
Edinalva Moreira, 66, Aposentada.

“Mesmo sem esperar uma reprovação tão alta, eu já percebia o excesso de gelo, porque consumo peixe o ano todo. A fiscalização nos protege, por isso tem que acontecer, inclusive em pequenos mercados também”.
Maria de Lurdes Oliveira, 54, Costureira.

“Nós, os consumidores, não temos como fiscalizar. A gente acaba confiando nas informações dispostas na embalagem, e confiamos também nos órgãos de defesa do consumidor. Por isso, a fiscalização é essencial”.
Cláudia Ribeiro, 53, Assistente Social.

Ascom - Ibametro
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE