ATITUDE: ALUNOS DE MATEMÁTICA DA UNEB DOARAM SANGUE EM TROTE SOLIDÁRIO EM BONFIM


Os estudantes veteranos do curso de Licenciatura em matemática em parceria com o colegiado e o Campus VII de Educação Senhor do Bonfim da UNEB promoveram nesta quarta-feira, 25 de março, o Trote Solidário. Os alunos que são das diversas cidades circunvizinhas a nossa região, a exemplo de Jaguarari, Ponto Novo, Filadélfia, Jacobina, Campo Formoso e Pindobaçu, compareceram ao campus para fazer também um café da manhã solidário e logo em seguida se direcionaram ao UCT- Senhor do Bonfim para provar que o trote pode ir além da brincadeira de mau gosto e se tornar exemplo de solidariedade.


O objetivo do evento foi realizar uma grande integração e mobilização dos alunos de Matemática em prol da doação de sangue e de medula óssea, tão necessária para o bom funcionamento dos hospitais em nossa região. O diferencial dessa ação consiste em conciliar esses dois tipos de coletas voluntárias, segundo o Hemocentro, cada doador de sangue pode salvar em média, de três a quatro vidas. Já a necessidade do cadastro da medula óssea se dá pela baixa chance de encontrar uma medula compatível no registro nacional, que é em média um para cem mil.


Ao doar sangue, o aluno ou servidor terá exames gratuitos de HIV, Sífilis, Tipagem Sanguínea, além da possibilidade de isenção de taxas de concursos e um dia de folga, no caso de servidores públicos.
Doar sangue é um ato seguro. Ninguém contrai doença doando e o procedimento é monitorado por profissionais capacitados. A veracidade das informações prestadas é essencial, pois muitas doenças ou mesmo seu comportamento anterior podem influenciar na seleção sanguínea.

Reações adversas, como tontura e desmaio, são raras, mas podem ocorrer. Por isso, é recomendado que se aguarde 30 minutos para dirigir. Caso sinta algo diferente, estacione o carro, espere o sintoma passar e comunique ao UCt Bonfim.

Os estudantes ainda lançam a campanha não só para trotes solidários como também convidam a comunidade a doar sangue. Veja o que é preciso para ser um doador.

O que é preciso para doar sangue:

Ter idade entre 16 e 69 anos;
Pesar acima de 50 quilos;
Ter dormido normalmente nas últimas 24 horas;
Estar alimentado, dando intervalo de duas horas após o almoço;
Evitar alimentos gordurosos na véspera e no dia da doação;
Não ter tido hepatite após os 11 anos de idade;
Não estar gripado, resfriado, com febre ou diarreia;
Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis;
Não estar grávida ou em período de amamentação. A menstruação e o uso de pílulas anticoncepcionais não impedem a doação;
Respeitar o intervalo entre as doações que devem ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres

O que é preciso para realizar o cadastro de medula óssea:

Você precisa ter entre 18 e 54 anos de idade;
Estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante);
O cadastramento e a doação quando existe a compatibilidade independe do peso ou do tipo sanguíneo.

Importante saber que diabéticos podem se cadastrar pessoas com tatuagem, quem já teve hepatite, mulheres grávidas e hipertensos. Nada impede a doação quando existe a compatibilidade.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE