ANDORINHA: SECRETARIA DE SAÚDE DE ANDORINHA REALIZA PALESTRA SOBRE CÂNCER DO COLO DE ÚTERO E DA MAMA


Aconteceu na noite desta nesta sexta-feira (27) , na escola São José, no bairro Vila Peixe ,uma palestra sobre a prevenção de câncer de mama e colo de útero. A palestra contou a presença da enfermeira coordenadora da atenção básica no município de Andorinha, Franceny Rocha Sales Diniz.
O objetivo da palestra foi informar principalmente as mulheres que participaram do evento a importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero, bem como seu diagnóstico precoce, e também a necessidade de realizar o auto exame de mama.

Segundo a enfermeira Franceny os sintomas do câncer de mama são palpáveis. O auto exame permite sentir a presença do nódulo(caroço) no seio.Secreção no mamilo e nódulos na axila também são sinais de alerta. Já o câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento.Os possíveis sinais de câncer de colo uterino são sangramento vaginal irregular e dor em baixo ventre (pélvica).

Perdas vaginais (corrimentos) atípicos e dor à relação sexual também são sintomas. Existe uma fase pré-clínica (sem sintomas) do câncer do colo do útero, em que a detecção de possíveis lesões precursoras é através da realização periódica do exame preventivo.

"De primeiro de abril até o dia 10, a prefeitura através da Secretaria de Saúde, estará disponibilizando 1.400 exames gratuitos de Mamografia Digital em nosso município. É importante que todas as mulheres acima de 35 anos ,possam fazer essa avaliação que detecta precocemente o câncer de mama ". Disse Franceny Diniz.

Prefeitura de Andorinha vai inaugurar campo de futebol em Vila Peixe


A prefeitura de Andorinha em parceria com a Ferbasa está anunciando para domingo (29), a partir das 08h, a inauguração do campo de futebol do Bairro Vila Peixe. Um torneio entre quatro equipes, Vila Peixe, Prefeitura, Caldeirão da Vaca e Salgado vai marcar o momento comemorativo para os desportistas Andorinhenses.

Para o prefeito Zé Branco, esse novo espaço para os futebolistas é de grande importância. ''O campo de bola vai ajudar em muito a prática do futebol, além de servir como meio de integração entre os desportistas de Andorinha e outras comunidade da nossa região.'' Comentou o Prefeito.

ASCOM - Prefeitura Municipal de Andorinha
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE