SAÚDE: CONFIRMADO PRIMEIRO CASO DE CHIKUNGUNYA EM PETROLINA


Na última sexta-feira (14) a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina recebeu o resultado positivo do primeiro caso suspeito da febre Chikungunya no município.

A moradora do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho – C1 está sendo assistida pela equipe de profissionais da unidade de saúde da localidade e recebendo o tratamento adequado.

“Este é um caso importado, já que a usuária viajou no mês de agosto para a cidade de Feira de Santana, na Bahia, local onde mais de 400 casos já foram confirmados. Além deste caso, temos dois casos suspeitos e no prazo de 10 a 15 dias teremos o resultado para confirmar ou descartar a doença”, contou a diretora de Vigilância em Saúde Catarina Sulpino.

A Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as ações de orientação e combate ao mosquito Aedes aegypti através dos agentes de combate às endemias, além do monitoramento de casos novos nos domicílios através do agente comunitário de saúde e equipe de saúde da família.

“O município se preparou para a possível confirmação de um caso da doença capacitando os profissionais que atuam nas unidades de saúde. Estes casos serão avaliados através da classificação de risco existente nas Unidades de Saúde e receberão imediatamente a assistência necessária. A medida agora é intensificar as ações de prevenção e é nesta fase que precisamos da ajuda da população”, enfatizou a gestora da pasta Lucia Giesta.

A infecção pelo vírus CHIKV provoca sintomas parecidos com os da dengue, já que o vetor é o Aedes aegypti, porém mais dolorosos. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Silvana Mudo, explica que a prevenção “consiste em adotar medidas simples no próprio domicílio e arredores que ajudem a combater a proliferação do mosquito transmissor da doença, É preciso não deixar água parada em recipientes”, alertou.


Quersaberpolítica
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE