ARTIGO: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS


Sabemos que as crianças estão cada vez menos acostumadas a ler. Mas por que será que muitas não gostam de ler ou leem por obrigação? Seria pela falta de exemplo dos pais e professores? Ou por outro motivo? Estudos mostram que há dois fatores que contribuem para que as crianças despertem o gosto pela leitura: o exemplo e a curiosidade. Segundo a UNESCO, apenas 14% da população brasileira costuma ler e isso permite afirmar que os brasileiros não tem o hábito da leitura. Escritores da literatura infantil afirmam que quando crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos, o que contribui para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.

É dever dos pais e da escola desenvolver nos pequenos a paixão pela leitura desde os primeiros anos de vida, pois quanto mais contato tiver com os livros, maiores as chances de se tornar um adulto leitor. Mas como estimularei meu filho a gostar de ler? Leia (seja um exemplo para seu filho), presenteie com um bom livro infantil e o incentive a ler, conte histórias, leve seu filho a uma biblioteca e feiras de livros, pois são também formas de fazê-lo se interessar pelo universo da leitura. Quanto à escola, o professor também é responsável, cabendo-lhe ensinar a criança a ler e a gostar de ler, sabendo adequar os livros às crianças.

Permita que o seu filho/aluno conheça a grande magia que o livro proporciona. E ainda que estejamos em uma época de tecnologias, onde as informações são rapidamente trocadas por e-mails, redes sociais etc, não há tecnologia existente que substitua o prazer pela leitura e todos os efeitos positivos que a mesma proporciona na vida de uma pessoa. Ler é viajar, é imaginar, é criar, é sonhar, é viver! Finalizo defendendo que os livros precisam se tornar vícios!

(Com informações extraídas de http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-importancia-literatura-infantil-para-desenvolvimento.htm)

Quer sugerir algum tema? Envie um e-mail para: paulanbs@outlook.com


Paula Bezerra
Psicóloga CRP-03/9980
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE