POLÍTICA: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE JAGUARARI JÁ ESTÁ FAZENDO O NOVO CARTÃO DO SUS


A Secretaria Municipal de Saúde de Jaguarari informa que já está fazendo o cadastro de usuários do Cartão Nacional de Saúde/SUS, que é um documento pessoal de identificação do usuário dos serviços de saúde pública. Todo cidadão brasileiro tem o direito de acesso ao cartão, que registra dados de procedimentos clínicos que forem realizados para o paciente. O cadastramento pode ser efetuado de segunda a sexta, das 08:00h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h, na Secretaria Municipal de Saúde, que fica na Rua Pedro Santana, no antigo prédio da Faculdade FTC.

A obrigatoriedade da apresentação do cartão passou a valer desde 20 de julho de 2011, determinada por uma portaria do Ministério da Saúde. Além de agilizar marcações e realização de consultas, exames, cirurgias, o Cartão Nacional de Saúde/SUS possibilita o acesso a medicamentos e o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais de saúde. Porém, para ter acesso aos atendimentos públicos, todos devem possuir esse cadastro.

Como obter o Cartão SUS

O CNS (Cartão Nacional de Saúde) é um documento numerado que possibilita a identificação de qualquer pessoa no Brasil ao utilizar os serviços de saúde. Ele pode ser considerado uma “identidade da saúde”.

O uso do CNS por todos os cidadãos brasileiros, mesmo por aqueles que têm plano de saúde, traz benefícios à gestão do sistema de saúde do país, contribuindo tanto para o planejamento das ações como para o acompanhamento dos resultados obtidos.

Quem ainda não possui o Cartão SUS deve comparecer na Secretaria Municipal de Saúde com os documentos pessoais (identidade, CPF e comprovante de endereço) em mãos e solicitar o seu. É fácil e rápido. O Cartão é entregue na hora.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo: “Minha terra, meu futuro”.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE