POLÍTICA: PREFEITO DE JAGUARARI RECEBE REPRESENTANTES DE MANIFESTOS REALIZADOS EM FLAMENGO


Em resposta às recentes manifestações populares, que por duas oportunidades interditaram a BR-407, na região do Povoado de Flamengo, município de Jaguarari, reivindicado água de melhor qualidade para consumo humano, o Prefeito de Municipal, Antônio Nascimento, acompanhado de membros de sua equipe de governo e da Vereadora Maria Aparecida (Cida do Flamengo), recebeu em seu gabinete, na manhã de quarta-feira, 30 de abril, uma comissão formada por moradores e representantes de associações daquela região, além de representantes dos manifestantes, para discutir a pauta de reivindicações levantadas durante os atos de manifestação.

O Prefeito de Jaguarari ouviu atentamente as colocações dos presentes e fez algumas ponderações:

Água para consumo: destacou que graças à construção de uma adutora, em seu primeiro mandato, inaugurada em 2012, a água oferecida para consumo humano não é mais salobra e os chafarizes foram abolidos daquela região.
Qualidade da água: no tocante a possibilidades de impurezas na água distribuída, o Prefeito, disse ter solicitado junto a EMBASA, para o inicio da semana que vem uma análise em Salvador, feita em laboratório oficial, que possa avaliar a qualidade da água oferecida.
Tratamento da água: o município aguarda posição da EMBASA quanto a viabilização de uma estação de tratamento, o que deve ocorrer em, no máximo, 60 dias.
Reservatórios de captação de água: O Prefeito disse ser de conhecimento público que o Centro de Cultura da Paróquia de Jaguarari, em parceria com a SEDES/BA, construiu recentemente, por recursos federais e estaduais, 145 cisternas de consumo. E que, além disso, aguarda a liberação de pelo menos mais 60 cisternas para atender outros moradores de Flamengo e adjacências que ainda não possuem cisterna.
Água para consumo animal: com as últimas chuvas ocorridas naquela região, o chamado “Tanque Grande”, atingiu sua máxima capacidade de armazenamento, o que possibilitará o abastecimento para o consumo animal durante os próximos meses.
Operação Pipa, do Exercito Brasileiro: as chuvas que se precipitaram em Jaguarari nos últimos meses encheram reservatórios e diminuíram consideravelmente os efeitos da seca em nosso município. Fatores que, segundo os governos estadual e federal, tiraram Jaguarari da condição de “ESTADO DE EMERGÊNCIA,” critério adotado pelo governo federal para manter a operação em execução nos municípios a serem atendidos.
Antônio Nascimento destacou que a suspensão da “OPERAÇÃO PIPA do EXIRECITO”, não se trata de uma decisão adotada pela gestão municipal, mas de uma obediência aos critérios estipuladas pelo governo federal, executor e mantenedor da operação.

Sobre a suspensão da operação pipa em algumas localidades de Jaguarari, o prefeito destacou que Flamengo e adjacências têm como agravante o fato de possuírem água encanada em todas as residências. O que obriga o governo federal a suspender esse tipo de atendimento, em obediência aos critérios da operação.

Ao final da reunião, representantes da comissão formada para discutir a questão da água naquela região demonstraram-se satisfeitos acerca dos esclarecimentos apresentados e apoiaram as deliberações pautadas.

Participaram da audiência com o Prefeito Municipal, José de Souza e Antônio Carlos Xavier, secretários de Agricultura e Infraestrutura, respectivamente, Erasmo Morgado, Chefe de Gabinete da Prefeitura, a Vereadora Maria Aparecida (Cida de Flamengo), José Martins, represente dos moradores da região de Flamengo, Gilmar Lima Conceição, integrante da Associação Comunitária e Agropastoril de Flamengo, José Luiz, Presidente da Associação de Moradores e Produtores de Flamengo e Adjacências.


Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Jaguarari
Governo: “Minha terra, meu fututo”.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE