POLICIAL: INVESTIGADORES DA POLICIA CIVIL ENTREGARAM CUSTÓDIA NAS DELEGACIAS DA 19ª COORPIN DE BONFIM


Ontem, dia 12 de maio de 2014, estiveram em Senhor do Bonfim representantes do Sindicato Dos Policiais Civis do Estado da Bahia (SINDPOC), com objetivo de se fazer cumprir a sinalização feita por ofício para o Ministério Público e para Justiça Criminal, como também foram repassados várias cópias (com o recebido das instituições - MP e TJ.) para advogados de presos, Defensoria Pública, Depin, Cartório da 19ª Coorpin, ainda foram informados aos parentes dos presos e alguns dos representantes dos meios de comunicação da região.

Pauta: falamos o que de real está acontecendo internamente no que se refere custódia de presos, entre outras coisas que ocorrem nas delegacias e coordenadorias em todo o estado da Bahia.


Explicações porque acontecem várias fugas e tentativas de fugas, os desvios de funções da atividade policial, mostrando o local totalmente insalubre para presos, público e servidores, inclusive na última quinta-feira (07.05.2014) um dos servidores, não encontrando local para estacionar seu veículo, infelizmente, caiu dentro de uma das fossas nos fundos da custódia de presos. O governo estadual mostrando um total abandono pela instituição e desrespeito a pessoas humana, o pátio da coordenadoria está servindo de depósitos de carros e motocicletas roubadas/furtadas e veículos envolvidos em acidentes, aumentando foco de dengue, proliferação de ratos, sapos, gatos e cachorros, muito mato, muito lixo, sujeira, pouca iluminação. “Estamos vivendo de pedidos de tudo o que falta na delegacia aos órgãos institucionais e amigos da polícia, que ajudam no possível, vivemos com total insegurança no serviço de plantão devido a pouca quantidade de funcionários, falta de estrutura física, algumas das delegacias integrantes estão sem investigadores, escrivães e delegados”, disse o Coordenador de Custódia.


Departamento de polícia técnica sem estrutura adequada para realização de uma perícia de qualidade e vive com a falta de funcionários também. ficando a população bonfinense muito carente de uma polícia civil investigativa, devido tantas deficiências, fazendo das "tripas como coração" para tentar prestar um serviço que era para ser de qualidade para a sociedade bonfinense e região.

"Foi aí que chegou ao nosso conhecimento gerando revolta no meio policial; o “NÃO” desaprovando um estudo da “futura" construção do presídio ou uma custódia de presos regional, em nossa região, fato debatido em audiência pública realizado na Câmara de Vereadores em Senhor do Bonfim-Bahia .
Então se uma boa parte da sociedade bonfinense não quer a construção de presídio, se os empresários não quer construção de presídio, nossa resposta é que a polícia civil, só pode ficar com presos em suas custódias até que se finalize o flagrante, ou melhor, apenas 24 horas, 'o preso é temporário'”. disse um representante do Sindipoc

Debates do por que os presos reclamam das quentinhas fornecidas, afirmo que é uma das melhores, porém, o governo tem atrasado o pagamento com o fornecedor, e por isso o fornecedor não perdeu ainda a qualidade no fornecimento e alimentação. Porém, nós policiais e escrivães devido à necessidade e atropelando a lei, estamos por aceitar do governo (recebimento de horas extras para custodiar presos em delegacias) para tapar o buraco no o intuito de cuidar e ser babá de presos nas custódias de presos nas delegacias da polícia civil, por isso o governo não constrói presídios e tão pouco realiza concurso para agentes penitenciários no estado. Devido este desvio de função, vem crescendo o caos dentro da instituição polícia civil como um todo.

Então o dia 12 de maio de 2012, será conhecido como dia "D" para o fim de custodiar presos permanentes nas delegacias da região de Sr. do Bonfim-Bahia.
AGRADECEMOS A ATENÇÃO DE TODOS.


ATT:.
SINDIPOC/COORDENADOR DA CUSTÓDIA DE PRESOS DE BONFIM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE