EDUCAÇÃO: DANDO OS SEUS PRIMEIROS PASSOS, O CENTRO JUVENIL DE CIÊNCIA E CULTURA DE SENHOR DO BONFIM DESENVOLVE AÇÕES ANTES MESMO DE SUA INAUGURAÇÃO

Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura – CJCC são uma iniciativa de educação integral da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Visam ampliar o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas na perspectiva de consolidar a sua capacidade de fazer nexos interdisciplinares, potencializando a compreensão de fatos, questões, invenções, avanços e conquistas científicas, sociais, culturais, artísticas e tecnológicas da humanidade. Os Centros Juvenis oferecerão aos estudantes do ensino médio – seu público-alvo preferencial – uma diversidade de atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, em especial cursos e oficinas.
O município de Senhor do Bonfim, através da Direc 28, foi escolhido para ser a primeira cidade do interior a implantar um Centro Juvenil de Ciência e Cultura. E o espaço escolhido foi o antigo Colégio Cazuza Torres, situado na Gamboa. Vale destacar que o bairro tem uma grande relevância tanto cultural quanto esportiva.

1ª etapa : Chamada pública para seleção de profissionais da educação pertencentes ao quadro do Magistério Público Estadual do Ensino Médio, com licenciatura plena, para atuação no Centro Juvenil de Ciência e Cultura, composta de avaliação curricular e entrevista técnica.

2ª etapa: Divulgação do resultado final da chamada pública para seleção de profissionais da educação.

CANDIDATOS APROVADOS:


Função – Direção e Vice-direção
Janair T. Borges Melo - Diretora; Tânia Luzia Freitas – Vice-diretora do matutino;
Angelita Souza– Vice-diretora do vespertino; Elaine de C. Aragão Moura – Vice-diretora do noturno.
Função professor de núcleo na área de Ciências da Natureza:
Angelita Souza
Função - professor de núcleo na área de Matemática:
Joelma Souza
Função - professor de núcleo na área das Ciências Humanas:
Ana Maria Campos
Função: professor de núcleo na área Artes com ênfase em Tecnologia:
Eneida de Castro Aragão Nunes
Elaine de Castro Aragão Moura
Função - professor de núcleo no domínio de Idiomas:
Eline Souza
Função: professor de núcleo na área de Linguagens:
Edjanne Amaral

3ª etapa: Jornada Pedagógica em Salvador. Interação dos profissionais de Senhor do Bonfim com professores do Colégio Central.
4ª etapa: Seleção feita pelos professores de cada núcleo de área através de análise curricular e entrevista dos monitores que deverão atuar nas áreas afins. Os monitores aprovados na seleção são universitários dos cursos de Pedagogia, Matemática e Biologia da UNEB, Ciência da Computação do IF BAIANO e de Ciência da Natureza da UNIVASF.

E, como os CJCC enfatizam a relação entre aprendizagem e tecnologia, reconhecendo a familiaridade dos jovens estudantes com o universo colaborativo de games, redes sociais, internet e mídias móveis como ativo para a construção de conhecimento, a equipe do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Senhor do Bonfim começou a desenvolver suas primeiras ações:
• Reuniões gerais e por área com Coordenador Iuri Rubim.
• Processo de formação pedagógica para os Centros Juvenis através de estudo do documento base e de teóricos da comunicação e pesquisadores de mídias e transmídias.
• Aulas colaborativas com mestrando Osvaldo Alves Aragão Filho. Um estudo de experimentos como o Globo Invertido, a Bicicleta na corda bamba, as Parabólicas comunicantes, o Xadrez Gigante e muitos outros.
• Criação, preparação e execução da Trilha Humana, onde os primeiros estudantes a participarem do Projeto “Por dentro do Centro Juvenil” foram os alunos do Colégio Estadual Teixeira de Freitas que tiveram a oportunidade de visitar o Jardim do Conhecimento.


• Lançamento para os diretores da rede estadual de ensino do Projeto Quintoria com o tema Pop Art. Nesta noite o Diretor da Direc 28 – Professor Helder Amorim – empossou a direção do CJCC de Senhor do Bonfim e recebeu a visita dos técnicos da SEC Fernando Barbosa e Jefferson Santana. Os convidados tiveram a oportunidade de “Degustar o Centro Juvenil” além de assistir um Flash Mob Dance apresentado pelos professores e monitores.


Nesta semana, a equipe de gestores, professores, monitores e funcionários do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Senhor do Bonfim, estará concentrada na organização da inauguração.
Na oportunidade, a equipe convida a toda comunidade bonfinense e região para a sua inauguração que está prevista para as 14 horas do dia 12 de maio de 2014 com a visita do Secretário de Educação do Estado da Bahia, o professor Osvaldo Barreto, de representantes do Colégio Central de Salvador e de membros do Governo do Estado da Bahia.

Elaine Aragão (Vice-diretora do CJCC Senhor do Bonfim)
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE