CULTURA: SENHOR DO BONFIM VAI RECEBER UNIDADE DO CENTRO JUVENIL DE CIÊNCIA E CULTURA

O município de Senhor do Bonfim (375 km de Salvador) vai ganhar a primeira unidade do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) no interior do Estado. A inauguração do Centro, localizado no bairro Gamboa, acontece na segunda-feira (12/5), às 14h, com a presença do Secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto. O espaço é preparado para atender, inicialmente, cerca de 500 estudantes do ensino médio, com sete salas de aula, sala de cinema, sala de games e refeitório, ofertando uma diversidade de atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico.

“O CJCC é parte do projeto de educação integral da rede estadual da Bahia para oferta de cursos e oficinas, de caráter interdisciplinares, desenvolvidas em parceria com universidades e centros de pesquisa. Neste espaço, serão promovidas práticas e atividades culturais, e os estudantes terão mais acesso ao conhecimento científico a partir de temáticas contemporâneas”, disse o secretário Osvaldo Barreto, lembrando que o CJCC chegou primeiro a Salvador, em 2013, e funciona no Colégio Estadual da Bahia (Central).

Durante a inauguração, além de conhecer o espaço, o público vai participar de micro-oficinas, de um Tour Científico e conhecer a Caixa Preta do CJCC. O experimento, que virou atração do 2º Encontro Estudantil Todos pela Escola, mistura arte e ciência com o uso de hologramas, quimioluminescência, light paint e vídeos interativos, possibilitando a imersão do estudante no campo da ciência, em um espaço com quatro ambientes e de fácil compreensão.


“O Centro vai ser muito significativo para o município de Senhor do Bonfim e para a região. Representa uma oportunidade de melhorar a formação dos nossos jovens, que vão passar a ver as disciplinas de forma mais lúdica”, declara a diretora do Centro, Janair Torres Borges, revelando que a abertura do CJCC desperta, também, a curiosidade da comunidade. “A nossa primeira ação na implantação do Centro foi substituir o muro no entorno do prédio por grades temáticas. Isso chamou a atenção da população, que também poderá ter acesso ao CJCC, por meio de cursos de curta duração”, disse.

Atividades – O CJCC de Senhor do Bonfim vai funcionar na Rua Cantídio Duarte, nº 87. Os estudantes poderão optar pelas oficinas: Contação de Histórias, Games, Universo e seus Mistérios, Sem Morder a Língua (cursos de idiomas – inglês e espanhol) e Raio X da Ciência.

Entre as atividades oferecidas, o espaço conta, ainda, com um Cineclube, um Sarau Musical Temático (o Quintoria) e uma Trilha pelo Jardim do Conhecimento, uma área dedicada à exposição de experimentos científicos e educacionais. Durante a Trilha, inspirada no jogo Pac-Man, os estudantes interagem com as peças e têm contato com a demonstração de fenômenos e conceitos científicos envolvidos em cada experimento, aprendendo, também na prática, o que é dado em teoria na sala de aula.

SECOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE