NEGÓCIOS: EMPRESÁRIA DE SENHOR DO BONFIM REABRE GRÁFICA APÓS ORIENTAÇÃO EM GESTÃO


Depois do atendimento, a Gráfica Marca Silk mudou de endereço e obteve incremento de 70% na vendas

Sem o conhecimento necessário para o bom gerenciamento, a empreendedora Marilucia Matos de Andrade Marilucia trabalhava no ramo de serigrafia desde 1999 e tomava as decisões empresarias intuitivamente. Os problemas decorrentes da falta de capacitações se acentuaram em 2004, quando, então, ela parou de produzir.

Com uma boa cartela de cliente e o grande conhecimento na cidade de Senhor do Bonfim e municípios vizinhos, a empreendedora resolveu continuar prestando serviços e passou a terceirizar seus produtos de grandes centros como Feira de Santana, Salvador e São Paulo. Já em 2013, um colega a convidou para abrir novamente a serigrafia, de modo que a parceria era Marilucia vender o que o colega produzia.

Bem nesta época, ela deu uma guinada na sua vida empresarial depois que decidiu conhecer o Sebrae, após ouvir o depoimento de Givaldo Nery, empresário do ramo de autopeças na localidade de Pilar, município de Jaguarari. “Ele dizia que, mesmo com mais de 30 anos de negócio, tinha descoberto, através das capacitações do Sebrae, que estava fazendo tudo errado”.

Em Senhor do Bonfim, Marilucia buscou o Ponto de Atendimento do Sebrae, disposta a transformar um negócio já falido em um novo empreendimento de sucesso. “Fui muito bem atendida, um gestor do Sebrae conversou bastante comigo e marcou uma atendimento do agente de orientação empresarial para aquela semana. Não acreditava que o resultado fosse tão satisfatório”, ressalta.

Dois dias depois, o agente de orientação empresarial do Programa Negócio a Negócio fazia um atendimento na empresa de Marilucia. “Ele detectou os pontos fortes e os fracos do meu negócio. Eu tinha bons produtos e uma boa equipe, mas o local não era apropriado, precisava de uma melhor visibilidade”, diz.

Após ser atendida, Marilucia mudou a Gráfica Marca Silk de local, investiu na sua infraestrutura, buscou uma contadora para reativar a sua empresa, inativa desde 2004, e a dividiu por setores, sendo ela responsável pelo de vendas, sua filha pelo administrativo e ainda uma equipe de produção.

Para o gerente da Unidade Regional do Sebrae Jacobina, Geronilson Ferreira, a presença do agente do Negócio a Negócio é um diferencial. “Efetivamente, a presença do agente foi um divisor de águas para a nossa cliente, ao mesmo tempo em que nos remete a uma reflexão do quanto é importante o espírito empreendedor e investir em soluções de acordo com a necessidade identificada”.

As mudanças refletem em um maior estímulo por parte de todos os colaboradores, o que foi responsável pelo acréscimo de 70% nas vendas. O próximo passo agora será a compra de uma máquina de bordado e outras que incrementem a produção.

“Estamos trabalhando para aumentar a produção e incluir novos produtos no nosso mix de produtos e, para isso, continuamos buscando o Sebrae, que já nos indicou cursos e novas leituras”, finaliza Marilucia.


Tamara Leal
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