SANEAMENTO SUSTENTAVEL E DE BAIXO CUSTO PARA ZONA RURAL

Junto com a Lei 11.445, que estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico e esta relacionada com quatro eixos básicos como: Abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais, vêm a necessidade de adaptar técnicas que venham a minimizar os problemas na zona rural, relacionados aos quatro eixos citados acima, dentre inúmeras técnicas existente, existe uma de baixo custo que pode unir a reciclagem de pneus e entulhos de construção, associado ao tratamento do esgoto e ainda possibilita a produção de alimentos totalmente limpo e sem uso de adubo nem agrotóxico.

O projeto “Fossa Verde” - fruto da parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Universidade Federal do Ceará (UFC) - consiste na criação de fossas, que ao contrário das tradicionais, não contaminam o solo. Popularmente conhecida como “fossa de bananeira” trata-se de um sistema fechado de tratamento das aguas provenientes da descarga sanitária convencionais, essas aguas classificadas como “água negra”.

(Fossa Verde alternativa barata para tratamento de esgoto, por Luiz Eduardo –Engenheiro Agrônomo- AMBIAGRO)

Este sistema não gera nenhum efluente e evita a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático. Nele os resíduos humanos são transformados em nutrientes para plantas e a água só sai por evaporação, portanto completamente limpa, além de promover um destino ambientalmente correto ao esgotamento sanitário poderá ser utilizado para plantio de alimentos.
Os alimentos plantados sobre a fossa verde foram analisados pela UFC e os dados comprovaram não haver contaminação.
Apenas a água negra, a que sai dos sanitários, deve ir para fossa verde. A água cinza, aquela que sai das pias e chuveiros, deve ir para outro sistema de tratamento.
Ate ser aproveitada pela planta, os dejetos provenientes das descargas, passarão por cinco fases distintas: Fermentação, Segurança, Percolação, Evapotranspiração e Manejo.

1. Dimensionamento


A forma de dimensionamento da bacia é: largura de 2m e profundidade de 1m. O comprimento é igual ao número de moradores usuais da casa. Para uma casa com cinco moradores, a dimensão fica assim: (L x P x C) 2x1x5 = 10 m3.
O custo é equivalente à construção de uma cisterna de alvenaria para captação da agua da chuva usadas na zona rural.
Maiores informações o projeto esta disponível no site do INCRA ou procure os Técnicos da AMBIAGRO.


Por: Luiz Eduardo Pereira de Carvalho – Eng.º Agrônomo da Empresa AMBIAGRO, Rua Rui Barbosa, 69, Centro.
E-mail: eduardo@ambiagro.net, luizeduardopereira27@gmail.com
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE