CULTURA: ENCONTRO REÚNE SANFONEIROS DA CIDADE NO CENTRO CULTURAL


Sanfona, triângulo e zabumba. Três nomes e um significado enorme quando começam a tocar juntos. A melodia, inconfundível e única, remete a boas lembranças e a vontade maior é pedir a São João que Junho chegue logo. Essas sensações são ainda maiores quando moramos num local que é culturalmente conhecido pelo forró: Senhor do Bonfim. Nosso município, que abriga uma das mais tradicionais festas juninas da Bahia, ontem foi palco de um Encontro de Sanfoneiros no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, demonstrando que o forró não precisa de data pra acontecer.

O evento, promovido pela Secretaria de Ação e Desenvolvimento Social, Secretaria de Cultura e Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com o Centro de Estudos Espirituais da Bahia –CEUBA tinha o objetivo de homenagear os sanfoneiros da cidade. Além de muita música, aconteceram outras apresentações a exemplo do reizado do grupo da Melhor Idade (SAMI) e as poesias repentistas do Sr. “Paraíba.”

Nomes como Chiquinho da Sanfona, Ademário Freitas, Zé do Eliziário, Tião e o Trio Raiz do Forró, Givaldo Monteiro e o Trio Popular, Trio Alvorada, trio Bonfinense, Tony do Forró estiveram presentes, celebrando o forró. O encontro atingiu o ápice quando todos os sanfoneiros, reunidos, tocaram Asa Branca, homenageando o rei do baião, Luiz Gonzaga.

Para Domingos Almeida, um dos organizadores do evento, o Encontro de Sanfoneiros representa a manutenção do forró na cidade. “Este encontro foi uma das coisas mais bonitas que tive a honra de organizar. É uma grande emoção ver esses talentos em cima do palco, relembrando nossas raízes e mantendo nossa cultura maior viva”, emociona-se.

O Encontro dos Sanfoneiros foi uma prévia do Festival de Música que está previsto para acontecer no próximo dia 18 de Abril, na Praça Nova do Congresso, onde além de sanfoneiros, outros representantes da arte em nosso município irão se apresentar.


ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE