POLÍTICA: DIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA SERÁ LEMBRADO NESTA SEGUNDA NA ASSEMBLEIA

A Assembleia Legislativa realiza nesta segunda-feira (09), a partir das 9h30, sessão especial pela passagem do “Dia Internacional das Pessoas com Deficiência”, que é comemorado em 03 de dezembro. De autoria dos deputados Carlos Brasileiro (PT) e Yulo Oiticica (PT), o evento buscará discutir sobre a ampliação das políticas públicas e promover uma maior compreensão e consciência sobre os assuntos concernentes à deficiência.

De acordo com o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem mais de 45 milhões de pessoas com pelo menos uma deficiência, seja visual, auditiva, motora ou mental, que somam 23,9% da população. A deficiência mais frequente é a visual. Cerca de 35 milhões de pessoas (18,8%) declararam ter dificuldade de enxergar, mesmo com óculos ou lentes de contato.

O deputado Carlos Brasileiro destacou que, além de defender a dignidade, os direitos e o bem estar das pessoas com deficiência, é necessário aumentar a consciência da população quanto aos benefícios que são proporcionados pela integração destas pessoas em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. “É preciso garantir o pleno exercício da cidadania destas pessoas”, afirmou Brasileiro.

A garantia de direitos e a ampliação das políticas públicas estarão em discussão. Recentemente, o governo federal lançou o plano Viver sem Limite, com ações para ampliar a inclusão das pessoas com deficiência, com ações na área de educação, saúde, inclusão social e acessibilidade. A presidenta Dilma Rousseff também sancionou a Lei Complementar nº 142, que reduz a idade e tempo de contribuição à Previdência Social para a aposentadoria de pessoa com deficiência.


Assessoria de Comunicação
Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE