POLÍTICA: AÇÕES DA CÂMARA VEREADORES DE SENHOR DO BONFIM (15/10/2013)


Confira o resumo da sessão ordinária desta terça-feira, dia 15 de outubro, da Câmara Municipal de Senhor do Bonfim.

Dia dos professores

Após a leitura da ata da última sessão, o presidente usou a palavra, e em nome da casa e de todos os vereadores, parabenizou a todos os professores pelo seu dia que foi comemorado nesta terça-feira, dia 15 de outubro.

Descaso com a Barão do Cotegipe é culpa do povo?

O vereador Dr. Jorginho, no uso de sua palavra, agradeceu e elogiou o Governo Federal, por ter entregado em Senhor do Bonfim um caminhão caçamba, através do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC2), assim como, já foram entregues também ao município, ônibus escolares, retroescavadeira e patrol. Também na oportunidade, o edil demonstrou sua indignação com a Rua Barão do Cotegipe, que era uma via com uma pista de asfalto tipo tapete, e atualmente está esburacada e maltratada, o qual hoje, terça-feira, estourou quatro manilhas, e em entrevista em uma rádio local, um funcionário ligado à secretaria de infraestrutura culpa os moradores, então a culpa do descaso é da população? Fica a pergunta.

Descaso com PSFs e Portal da Transparência

Ao usar a tribuna, o vereador João Carlos Bernardes, Biro Biro, falou sobre o desrespeito com o programa do Governo Federal em relação aos PSFs (Unidade de Saúde da Família), e neste programa é definido que esses postos de saúde devem possuir médicos com 40h semanais, mas infelizmente tem se verificado que está sendo feito rodizio em regime de plantão entre estes médicos, sendo que os mesmo estão dando no máximo três plantões mensais, chegando ao no máximo a 20 ou 30 horas semanais. Com isso, pode acontecer de perdermos os benefícios neste programa e consequentemente afetar os distritos de nosso município.

Ainda no uso da palavra, o vereador Biro Biro, informou que em busca de informações sobre a questão das transparências, acessou o Portal do Ministério da Saúde, e foi constatado que no programa PMAQ – Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Postos de Saúde PSFs, que neste programa busca aplicar um recurso oriundo do Governo Federal, e que já entrou nos cofres públicos até setembro exatamente o valor de R$ 478.300,00 (quatrocentos e setenta e oito mil e trezentos reais). E com isto foi solicitado da imprensa para fazerem visitas aos PSFs e confiram o que foi feito e realizado através deste recurso que não sabemos se foram realizadas melhorias de qualidades nos respectivos postos do município.

Ainda sobre a transparência, o vereador ainda chamou atenção sobre uma notificação que o TCM – Tribunal de Contas dos Municípios enviou a todas as prefeituras e câmaras dando um prazo de 10 dias para que insira o link do Portal da Transparência em seus sites/portais o acesso de fácil visualização e entendimento do cidadão para que todos possam verificar as receitas e despesas destas instituições. E já pude verificar que esta casa é a única na região que já está cumprindo esta lei, enquanto no site do poder executivo, o link não funciona.

Despreparo do Executivo com Infraestrutura e Saúde

Usando a tribuna, o vereador Ivan Barbosa parabenizou aos professores pela passagem do seu dia e comentou um pouco de como foi criado este dia tão especial. Na oportunidade, parabenizou também ao professor José Bites de Carvalho e a professora Carla Liane, por serem eleitos reitor e vice-reitor da Uneb respectivamente vencendo brilhantemente em todas as categorias da eleição.

O edil ainda se demonstrou insatisfeito com o atual governo em relação à falta de preparo com as atuais obras de nosso município, como por exemplo, na Rua Barão do Cotegipe que podemos verificar que foi realizado um trabalho sem nenhuma observação técnica e mesmo sem concluir, já estão iniciando outra obra na Rua Manoel Victorino, precisamente em frente ao Colégio Sacramentinas, o qual não sabe do que se trata.

Ainda usando a palavra, o vereador Ivan Barbosa, informou que foi procurado por uma pessoa que denunciou sobre os carros locados para a secretaria de saúde que na maioria já completam quatro meses sem receber. Já a Farmácia Popular, desde o governo anterior que foi fechado para reforma, e no atual governo que já completou 10 meses e até hoje não temos nenhuma informação sobre quando voltará a funcionar normalmente.

Secretário de Finanças deve comparecer à Câmara

O Vereador Gilberto Pires Cirqueira, Bel, ao usar a tribuna, pediu ao presidente que faça um requerimento solicitando a presença do Secretário de Finanças nesta casa, para que o mesmo justifique o motivo devido ao atraso nos pagamentos de salários e contratos do município. Posteriormente o presidente colocou o pedido de requerimento em discussão e o mesmo foi aprovado por unanimidade.

Aproveitou também o espaço e informou sobre o mesmo ter presenciado no bairro Santos Dumont a utilização de um caminhão caçamba para coleta de lixo, o que leva perigo aos próprios funcionários que coletam. Ainda na oportunidade, lembrou-se de sua denuncia em relação ao Consórcio Piemonte do Itapicuru, que prometeram obras como o Aterro Sanitário para toda microrregião que até hoje não se deu andamento.

Falta de atenção do governo do estado com o Hospital Regional

O vereador Edivaldo da Silva Guedes, Chocolate, demonstrou sua indignação em relação à falta de atenção do governo do estado com a Saúde de Senhor do Bonfim, preferencialmente com o Hospital Regional, que mesmo tendo profissionais disponíveis, mas não termos equipamentos necessários para concluirmos os atendimentos, aparelhos como o mamógrafo e raios-X que já deveriam estar nesta unidade. Enquanto em outras cidades como Juazeiro que já recebeu uma reforma do Hospital Regional e agora acabou de receber a Casa da Criança, enquanto nosso município não chega nada, nem enquanto o PT governou Senhor do Bonfim, e muito menos agora, que é governado por um partido oposição ao governo do estado.

Reforma do complexo esportivo das Populares

Usando a palavra, o vereador Adelson Bahia, concordou sobre os problemas com o complexo esportivo do bairro Bonfim II (Casas Populares), que foi denunciado pelo vereador Biro Biro. Mas adiantou a todos que as providencias já foram tomadas pelo poder executivo e será feito uma licitação para seja adquiridos materiais para iniciar a reforma do complexo nos próximos dias.

Saúde tem profissional, mas falta muito mais

Ao se direcionar a tribuna, o vereador Helson de Carvalho, líder do governo, falou em relação às denuncias dos vereadores da oposição, onde o mesmo confirmou que a saúde realmente não vai bem e com alguns erros, principalmente nos PSFs, mas que o problema não é só em Senhor do Bonfim, mas também, no estado e no país. Mas o mesmo irá solicitar do secretário de saúde, para que seja feita uma reunião de imediato com vereadores da situação em relação a todas as preocupações sobre a falta de pagamentos com profissionais de saúde, e que muitos estão atualmente insatisfeitos, como no PSF do distrito de Igara, que alguns profissionais já não estão comparecendo para atendimento e outros querendo também abandonar o posto de saúde. Mas também vale lembrar que a saúde em Senhor do Bonfim melhorou muito, pois os postos hoje têm medicamentos e profissionais em que em tempos atrás estava um caos muito pior.

Ainda usando a palavra, o vereador Helson falou sobre o patrolamento de estradas, que o atual governo de Dr. Correia está fazendo nos distritos, e que em muitos anos não tinha sido feito em nosso município. Também ressaltou sobre a iluminação pública que atualmente está sendo uma realidade em ruas e bairros de Senhor do Bonfim.

Por Assessoria de Comunicação
Câmara Municipal de Senhor do Bonfim
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE