RELIGIÃO: 34ª MISSÃO DA TERRA ACONTECERÁ NESTE DOMINGO EM ANDORINHA


Na fé no Deus que caminha conosco, na esperança que nos entusiasma, no amor que nos une neste ano em que celebramos os 80 anos da Diocese de Bonfim, com os Olhos Fixos em Jesus, autor e consumador da Fé (Hb 12,2), a Comissão Pastoral da Terra e as Paróquias do Zonal I (Senhor do Bonfim, Campo Formoso, Jaguarari, Igara, São José Esposo e Andorinha) convidam todos para participar da 34ª MISSÃO DA TERRA da Diocese que acontecerá no dia 22 de setembro de 2013, das 9 às 17h.

A história das romarias da terra se assemelha à caminhada do Povo de Deus e de nossos antepassados em busca da Terra Prometida. A ideia das romarias da terra tem a sua origem inspirada na Sagrada Escritura: Abraão, atendendo o chamado de Deus, sai em caminhada, com sua família e vai em busca da terra prometida (Gn 12). Mais tarde o Povo de Deus, escravo do Egito, é liderado por Moisés e sai como peregrino rumo à terra da promessa. As festas bíblicas eram verdadeiras romarias. Também Jesus, conservando a tradição dos seus pais, foi com eles ao Templo de Jerusalém.

Assim também, as missões da terra têm esse caráter. É uma grande festa da família diocesana. São momentos de fé, de encontro das comunidades, de profetismo, onde o povo expressa a sua fé, os seus sofrimentos, a sua resistência, a sua ternura, demonstrando sua capacidade de partilhar a vida, a terra, o pão, os sonhos e as conquistas, e a esperança do Deus da história.

Este ano, a paróquia de Andorinha abrirá suas portas e janelas, carinhosamente, para acolher os romeiros e romeiras da terra para celebrar o fortalecimento das lutas dos fundos de pastos, bem como um momento profético forte de denúncia dos impactos negativos sobre as comunidades (nativas) tradicionais causados pela concentração da terra, pela dificuldade de acesso à água de qualidade, pela mineração e especulação fundiária, assim como por tantos outros projetos que ameaçam a vida do povo que vem anunciando alternativas concretas de bem viver no semiárido, mantendo os olhos fixos em Jesus, o Senhor do Bonfim, e que chegamos as pastagens verdejantes que somente ele nos pode oferecer.

Venha participar conosco deste momento de fé, de vivência da amizade, do abraço caloroso e da sabedoria de Deus Pai, que nos criou à sua imagem e semelhança, com atitude de amor de Jesus que quer a vida para todos e com a esperança do Espírito Santo que nos convoca ao cuidado reconciliador, ao convívio fraterno e à responsabilidade fraterna.

Programação:

8h - Concentração dos romeiros(as) na comunidade do Caldeirão da Vaca
8h30mim - Abertura e Acolhida Paróquia de Andorinha Morte do Açude do cadeirão da Vaca;
- Introdução da Missão da Terra
9h – Contemplando as dores de Jesus nas dores dos camponeses e camponesas
1ª Estação: Jesus é Condenado á Morte (focando os três textos do material de reflexão).

Responsável: Paróquia de Santo Antônio de Igara
Local: Frente a Câmara de Vereadores

2ª Estação: Contemplando a morte de nossos irmãos sufocados;
Responsável: CPT Regional/BA/SE
Local: Praça Rubem Alves

3ª Estação: Ressurreição Jesus: (Cisternas, perfuração de poços, projetos de geração de renda, articulação dos movimentos);
Responsável: Movimentos Sociais/STR
Local: Igreja Matriz

12h: Almoço
13h: Espaço Cultural e pronunciamento de entidades
13 às 15hs - Confissões na Igreja
14h30min - Lançamento do livro "Terra e Territorialidade", de autoria do Professor de Direito Agrário da Universidade Estadual de Feira de Santana, Paulo Rosa Torres.
15h30min. Celebração Eucarística presidida por Dom Francisco a Santa Missa de encerramento desta missão.

Lembretes importantes:

Cada romeiro(a) deve confeccionar uma cruz de 10cm para levar para a Missão da Terra;
Providenciar: música, poesias, teatro relacionadas ao tema da Missão da Terra para o momento cultural;


A 34ª MISSÃO DA TERRA da Diocese de Bonfim será realizada no dia 22 de setembro, das 9 às 17h, na paróquia de Andorinha. A Missão, que marca também os 80 anos da Diocese, é um momento de encontro das comunidades, profetismo, onde o povo expressa a sua fé, os sofrimentos, resistência, ternura, demonstrando sua capacidade de partilhar a vida, a terra, o pão, os sonhos e as conquistas, e a esperança do Deus da história.


Antonio Celio
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE