FESTA DOS 80 ANOS DA DIOCESE DE BONFIM



A Diocese de Bonfim deu início na tarde desse sábado, 03 de agosto de 2013, as comemorações dos 80 anos de sua criação e instalação.

Ao longo dos seus 80 anos passaram pela nossa Diocese seis bispos, sendo eles:

Dom Hugo Bressane de Araújo, o primeiro bispo ordenado na Diocese de Bonfim no dia 2 de maio de 1936.

O segundo Bispo Diocesano, Dom Henrique Golland Trindade recebeu a consagração episcopal pelas mãos do Cardeal Sebastião Leme no dia 8 de junho de 1941.

O terceiro Bispo Diocesano, Dom José Alves Trindade tomou posse no dia 10 de janeiro de 1949.

A Diocese de Bonfim foi pastoreada por 15 anos pelo quarto Bispo Diocesano Dom Antônio Mendonça Monteiro, que foi empossado em 9 de junho de 1957, na festa de Pentecostes. Ele teve seu corpo sepultado na Catedral Diocesana de Bonfim.

O quinto Bispo Diocesano de Bonfim, Dom Jairo Rui Matos da Silva, que foi o bispo com maior Governo Episcopal em nossa diocese, foram quase três décadas. Sua consagração episcopal aconteceu no dia 5 de maio de 1974 e durou até o mesmo pedir afastamento, tornando-se Bispo Emérito.
Faleceu em 12 de janeiro de 2007, seu corpo foi sepultado aos pés da imagem do Sagrado coração de Jesus na Catedral Diocesana de Bonfim.



O atual Bispo de Bonfim, Dom Francisco Canindé Palhano, potiguar da cidade de São José do Mipibu.
Dom Francisco foi eleito Bispo de Bonfim aos 26 de julho de 2006 e vem fazendo um bom governo na Diocese, já pode ser considerado o Bispo das Vocações Sacerdotais.


Paróquias da Diocese de Bonfim:


1 - ANTÔNIO GONÇALVES – BA
Paróquia do Sagrado Coração de Jesus
2 - CAÉM – BA
Paróquia de São Gonçalo do Amarante
3 - CAMPO FORMOSO – BA
Paróquia de Santo Antônio
4 - CANSANÇÃO – BA
Paróquia de Senhora Santana
5 - CAPIM GROSSO – BA
Paróquia de São Cristóvão
6 - FILADÉLFIA – BA
Paróquia de São Sebastião
7 - ITIÚBA – BA
Paróquia de Nossa Senhora da Conceição
8 - JACOBINA – BA
Paróquia de Santo Antônio
9 - JACOBINA – BA
Paróquia de São José Operário
10 - JAGUARARI – BA
Paróquia de São João Batista
11 - MIRANGABA
Paróquia de São João Batista
12 - MONTE SANTO – BA
Paróquia do Sagrado Coração de Jesus
13 - NORDESTINA – BA
Paróquia de São João Batista
14 - OUROLÂNDIA – BA
Paróquia de Nossa Senhora do Carmo
15 - PINDOBAÇU – BA
Paróquia do Senhor Bom Jesus
16 - PONTO NOVO – BA
Paróquia de Nossa Senhora de Fátima
17 - QUEIMADAS – BA
Paróquia de Santo Antônio
18 - SAÚDE – BA
Paróquia de Nossa Senhora da Saúde
19 - SENHOR DO BONFIM – BA
Paróquia do Senhor do Bonfim – Catedral Diocesana
20 - SENHOR DO BONFIM – BA
Paróquia de São José Esposo
21 - SENHOR DO BONFIM - IGARA – BA
Paróquia de Santo Antônio de Igara
22 - SERROLÂNDIA – BA
Paróquia de São Roque
23 - UMBURANAS – BA
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
24 - VÁRZEA NOVA-BA
Paróquia da Santa Cruz
25 - SÃO JOSÉ DO JACUÍPE - BA
Comunidade São José


Presente nas comemorações o Bispo da Diocese de Rui Barbosa, Dom André, falou sobre a importância da cordialidade entre a Igreja com a presença dos padres das paróquias e declarou: “Eu acho que esta fraternidade merecia esta presença, parabéns, Diocese de Bonfim! Parabéns, Dom Francisco Palhano!


Durante o sermão Dom Francisco citou: “mantivemos o olhar fixo sobre Jesus, o Senhor do Bonfim, autor e consumador da fé. Nele encontramos plena realização, toda ânsia e desejo do coração humano. Conforme a Porta Fidei nº 13 nos escreve: somos conscientes de que é Ele mesmo, Ele quem foi e quem vai a nossa frente, endireitando as estradas, Eu vos precederei na Galileia, não temais
E continuou “hoje somos chamados a olhar para o passado com gratidão, sermos agradecidos porque herdamos os frutos das sementes do evangelho, outrora lançado nesta terra, que inicialmente era uma povoação indígena e depois a terra do bom começo. O Senhor Jesus quis aqui armar sua morada, nesta terra do bom começo e nossa querida terra do Senhor do Bonfim. Queremos nesta prece suplicar ao Senhor, para que, sejamos esta igreja que atinja todas as esferas da vida social levando a ela Jesus e o Seu evangelho, que é a única palavra de salvação”.

Dom Francisco qualificou como um marco de fé na vida de toda igreja que celebrou seus 80 anos e que mobilizou a Diocese toda com preparação, reflexão e com o coroamento que aconteceu nesse sábado. Os projetos não se encerraram por aí e fica aqui o convite para cada servo assumir sua missão na messe.

Dom Francisco falou da alegria da Igreja no Brasil que recebeu os últimos três Papas:
João Paulo II, hoje beato, que esteve por três vezes no Brasil;
Bento XVI, que esteve na Conferência de Aparecida;
Papa Francisco, que esteve recentemente na Jornada Mundial da Juventude, o que para Dom Francisco, esse momento marca os jovens, bem como todo povo Cristão Católico.
Reconhecido como o bispo das vocações, Dom Francisco, disse que quando aqui chegou encontrou quatro sacerdotes natos dessa região, hoje são nove e ele disse esperar ordenar mais nove, para que a missão de levar o Evangelho dê continuidade nesta diocese.



A Srª Mary Vânia Menezes, membro da PASCOM Diocesana, destacou que esse seja um momento de fé e de perseverança, onde os fiéis católicos verdadeiros sentem-se abraçados pelo Papa Francisco. Ela disse se sentir feliz por poder celebrar os 80 anos da diocese e convidou todos a orar e agradecer por bênçãos derramadas no seio da Igreja.


Presente o Deputado Estadual, Carlos Brasileiro, destacou:
“um momento de muita fé, de alegria para todos os católicos e acredito que até os evangélicos nesse momento vibram com essa celebração católica, porque o Deus é um só e me sinto orgulhoso em ter sido convidado para dá uma palavra para nosso povo de Bonfim e Região e a ação da Igreja de evangelização vai além do ritual. Acho que a essência maior da igreja é poder dizer a cada cristão a importância de Jesus Cristo em nossas vidas”.


O Prefeito Dr. Correia falou da honra de poder estar presente nesse momento de fé de comemoração do Jubileu e agradeceu a presença de Dom Francisco como Bispo desta Diocese, por dirigir o povo de Bonfim na fé.




Centenas de féis vindos de suas paróquias lotaram o adro da Catedral e festejaram jubilosos os 80 anos dessa diocese, cantores de todos os grupos, de todas as idades, entre eles Neilon Barbosa, que em parceria com a Irmã Antonina compuseram e fizeram os arranjos do Hino da Festa Jubilar desta Diocese.

Estiveram presente também: A Famusb, a Filarmônica, a Polícia Militar e diversas autoridades. O mini trio com alguns músicos mais uma vez deu a sua parcela de contribuição animando a todos os presentes.

Parabéns, a todos que direta ou indiretamente contribuíram e fizeram uma bonita festa de 80 anos!


Maravilha Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE