SENHOR DO BONFIM REALIZA CONFERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

A cidade de Senhor do Bonfim se prepara para sediar, na quinta e sexta-feira desta semana (25 e 26), no auditório da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), a II Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidária (CTDRSS). O evento contará com a participação de representantes dos nove municípios que compõem o Território Piemonte Norte do Itapicurú.

A conferência, que tem como temática “Por um Brasil Rural com gente do jeito que a gente quer”, foi proposto pelo Ministério do Desenvolvimento Agrícola (MDA), em parceria com o Governo do Estado da Bahia, e está sendo realizado, na região, por uma Comissão Organizadora Territorial (COT). A comissão é composta por entidades públicas e privadas, tais como a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), Sindicato dos Agricultores Familiares, Colegiado do Território Piemonte Norte do Itapicurú, dentre outras.


“Este evento representa um momento importante para os agricultores familiares do território, pois permite a discussão sobre as políticas públicas que devem ser direcionadas a este público, levando em consideração suas reais necessidades. Nesse contexto, a EBDA é a responsável pela organização da conferência, porque detém o conhecimento das carências vividas pelo agricultor familiar, em todo o Estado”, afirmou Ailton Almeida, gerente regional da EBDA, em Senhor do Bonfim.

A programação para os dois dias do encontro propõe debates, palestras e plenárias que direcionam o participante para um mergulho na realidade dos agricultores familiares e produtores rurais da região, fomentando o debate da temática do desenvolvimento rural sustentável. A CTDRSS, nesta conferência, busca, em sua essência, o planejamento das políticas públicas direcionadas ao público rural.

As conclusões do trabalho, com as diretivas estabelecidas, serão discutidas, posteriormente, na II Conferência Estadual, que acontece em Salvador nos dias 15 e 16 do próximo mês de agosto. Por sua vez, o documento que emergir da Conferência Estadual fará parte do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, a ser aprovado na Conferência Nacional, que acontecerá no mês de setembro, em Brasília.


Fonte: Assimp/EBDA
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE