GOVERNO DO ESTADO GARANTE MELHORIAS PARA O HOSPITAL DE SENHOR DO BONFIM


O Secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, garantiu que o Estado vai reformar o Hospital de Senhor do Bonfim, agora municipal. Inicialmente, duas salas do Centro Cirúrgico vão ganhar novos aparelhos, necessários ao bom funcionamento, inclusive com equipamentos na área de ortopedia. Também será instalado um Centro de Diagnóstico e Imagem (CDI), com tomógrafo, mamógrafo e Raio-X digital.
Como Senhor do Bonfim tem gestão plena da saúde e o fato de Governo do Estado também não poder investir em uma instituição que não pertencia nem ao Município e nem ao Estado, o secretário Jorge Solla havia indicado como saída para o Hospital a municipalização. Em 2011, em um encontro liderado pelo deputado Carlos Brasileiro, foi mostrado que era necessária e urgente a municipalização para que o Governo da Bahia pudesse investir na reforma e ampliação do hospital.

Brasileiro destacou que um passo fundamental já foi dado pelo Município, com a municipalização do Hospital. A Sesab, atendendo pedido do deputado, também já anunciou que vai liberar R$ 200 mil para a conclusão do projeto arquitetônico, além dos projetos hidráulico e elétrico para a reforma. “Estes recursos serão fundamentais para que o Município conclua o projeto a ser enviado ao Estado visando a reestruturação. Há possibilidade de aditivo, caso seja necessário”, afirmou.

No mês passado, com intermediação do deputado, as negociações entre Estado e o Município deram sequência, numa reunião que contou com as presenças do secretário municipal de Saúde, Washington Sobreira, do assessor especial da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Washington Couto, além de Brasileiro.

A reforma das duas salas do Centro Cirúrgico e o CDI são os passos iniciais. A proposta de reforma e ampliação do Hospital incluirá ainda, além das obras físicas, implantação de UTI semi-intensiva, UTI Neonatal, modernização da maternidade, entre outros pontos. “Vamos buscar estabelecer os procedimentos para que possam ser executados os próximos passos”, disse o deputado. Esta próxima etapa, no entanto, depende dos projetos arquitetônico, hidráulico e elétrico.

Brasileiro destacou ainda que a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é o fórum de negociação entre o Estado e os Municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS), aprovou a inclusão de Senhor do Bonfim no Rede Cegonha, projeto do Governo Federal que visa a ampliação do acesso, acolhimento e melhoria da qualidade do pré-natal. Desta forma, o hospital poderá receber recursos para ampliar e qualificar a estrutura de atendimento às gestantes e recém-nascidos.


Assessoria de Comunicação
Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE