QUILOMBOLAS DE CAMPO FORMOSO RECEBEM MINIBIBLIOTECAS DO BRASIL SEM MISÉRIA

As famílias da comunidade quilombola de Laje dos Negros, zona rural de Campo Formoso, têm muito a comemorar. Elas receberam, ontem (15), em uma solenidade realizada no Colégio Estadual Rosalvo Luiz Celestino, uma minibiblioteca; o equipamento é destinado aos agricultores familiares, extensionistas, crianças em idade escolar e educadores.

A ação faz parte do desenvolvimento da Chamada Pública 003/2012 pertencente ao Plano Brasil Sem Miséria, que é executada na Bahia pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA) e, destinada a remanescentes quilombolas que vivem em estado de vulnerabilidade social.

As 60 comunidades quilombolas assistidas pela chamada terão acesso às bibliotecas, fornecidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As minibibliotecas são compostas por diferentes peças que geram acesso à informação relativa a sistemas e tecnologias de produção agropecuária de qualidade, respeitando as técnicas agroecológicas de produção. A coleção possui dois exemplares de cada título impresso, um de cada título de vídeo e um kit de Programas Prosa Rural ( programa de rádio da Embrapa).

“Trata-se de uma iniciativa de extrema importância, pois leva as práticas agropecuárias e a educação sócio-ambiental para o produtor, em linguagem acessível, democratizando, assim, o saber”, afirmou José Alberto, engenheiro agrônomo da EBDA, que esteve presente no ato de entrega.

Durante o evento, juntamente com os agricultores familiares quilombolas de Laje dos Negros, estiveram presentes representantes da EBDA, Embrapa, de sindicatos e associações e os secretários de Educação e Agricultura do município.


Fonte: Assimp/EBDA
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE