DESABAFO: EXIGIMOS NOSSOS DIREITOS


Netto, sábado à noite, dia 18/05/2013, presenciei o grande caos que se encontra nossa cidade. Como mencionou o amigo em sua postagem de indignação, a falta de médicos aqui está chegando a um ponto crítico. Estava com um amigo que foi levar sua filha, 2 anos, com estado preocupante, ao HDAM. Chegando naquele local não tinha um pediatra para atender e com isso a mesma foi atendida por um Clinico Geral. Seguindo sua consulta com o clinico, o mesmo indicou que a filha de meu amigo fosse internada, mas a pergunta era: onde? Não tinha vaga.

Com isso, ela ficou na sala de observação. Ao passar da noite aguardei para ver como evoluiria a situação. Em uma hora de permanência naquela casa de saúde apareceram 5 (cinco) crianças, incluindo crianças de colo, para serem atendidas. Receberam atendimento, mas por um clinico. Minha indignação, e de muitos, é o descaso desses políticos. Muitas pessoas vão ao hospital em busca de uma ajuda e conforto (Direito de todos e dever do Estado), mas acabam encontrando mais aflição. O que vemos em Bonfim e região é o descaso dos direitos sociais estabelecidos pela CF 88, art 6º, entre eles: Direito a educação e a saúde. A educação e a dignidade dos jovens de nossa cidade estão sendo desprezadas. Eu já dei aulas de música na orquestra da saudade e outras entidades sem fins lucrativos, de iniciativa privada, todas findando seus trabalhos por falta de apoio. Deparava-me com varias situações tristes. Tenho vários amigos professores que relatam que uma grande parte de crianças entre 8 e 14 anos, que não recebem trabalho social desenvolvido pelo Estado, só falam em bebidas alcoólicas, drogas e etc. Quanto à saúde, é dever do Estado, e não favor, “garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos”. A pergunta a ser feita é: Será que esses políticos não possuem vergonha?...Estão sendo motivos de piadas. Apesar de que o dinheiro que recebem, pago por nós, deve pagar todas as piadas contra os mesmos (será que alguns não pensam isso?). Sei que no meio político existe pessoas de bom caráter, quero manter-me acreditando nisso, mas que os mesmos apareçam, pois precisamos, queremos e exigimos satisfações.

Por fim, deixo para pensarmos um pouco, o que quis o senador Cristovam Buarque do PDT-DF ao propor o projeto de lei 480/07? Que obrigaria filhos e dependentes de agentes públicos eleitos a estudarem em escolas publicas. Será que ele quis dizer que os políticos só se preocupam com seu próprio nariz? Que a grande parte deles está por beneficio próprio? E o pior, será que, no fundo, ele não quis dizer que verbas teriam seu destino certo, apenas pelo motivo de os políticos beneficiar-se ao dar uma boa condição de estudo aos seus filhos? E se essa proposta tivesse uma abrangência na área da saúde? São boas perguntas. Não estou dizendo que sou a favor e nem contra, mas tenho a certeza que ele foi muito inteligente ao nos fazer pensar de o porquê um político, que vive no meio de outros, iria propor isso. Senhores prefeitos, vereadores e outros políticos, estamos de olhos abertos e evoluindo na busca de nossos direitos como cidadãos e consignatários de suas atitudes omissas e influenciadas pelos caminhos do dinheiro (Certo que não todos).


Emerson Nunes
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE