TÉCNICOS DA CERB E INEMA FARÃO DIAGNÓSTICO NO RIO GRUNA, EM BONFIM

Técnicos da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) farão um diagnóstico para verificar os principais problemas e as demandas para revitalização da Bacia do Rio Gruna, em Bonfim. A informação foi passada pelo secretário Estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, durante encontro com o deputado estadual Carlos Brasileiro (PT), que fez o pedido ao governo estadual para recuperação da área.
Segundo explicou o secretário, os dois órgãos já foram deliberados e farão um levantamento que servirá de base para as ações visando a recuperação e preservação de toda a reserva, incluindo nascentes. Ele citou a ainda a possibilidade de aumento da capacidade da Barragem da Suíça. Brasileiro lembrou que o Rio Gruna tem sido de vital importância no abastecimento de água da região, sobretudo nos períodos de estiagem, com a garantia de água para carros-pipa.
“Faz-se necessário uma ação, ao longo do Gruna, objetivando coibir os impactos, pois são muitas as agressões ao meio ambiente, como desmatamento das matas ciliares, construção de barragens de níveis no curso do rio, derivação de água para propriedades rurais, ações que vêm contribuindo gradativamente para seu assoreamento”, citou o deputado Carlos Brasileiro.
Itapicuru – Brasileiro também apresentou demandas de diversas entidades e organizações ligadas ao Meio Ambiente quanto à recuperação de nascentes e dos rios da Bacia do Itapicuru. Na oportunidade, o secretário Eugênio Spengler informou que o governo estadual lançará editais, da ordem de R$5 milhões, visando a preservação das bacias. “E a Bacia do Itapicuru será prioridade”, informou. A medida beneficia os municípios de Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Saúde, Pindobaçu e Senhor do Bonfim.


Assessoria de Comunicação
Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE