LEIS E RESPEITO À DIVERSIDADE FORAM TEMAS DE ENCONTRO PEDAGÓGICO EM CINCO POLOS DO ESTADO


Reunião realizada pelo projeto ProInfância aconteceu sexta-feira (22) e debateu sobre propostas pedagógicas municipais Respeito à diversidade na proposta pedagógica, a identidade, as peculiaridades de cada região. Essas e outras orientações fizeram parte do I Encontro de Formação nos polos de Vitória da Conquista, Caetité, Senhor do Bonfim, Morro do Chapéu e Baixa Grande que, juntos, reuniram mais de 100 municípios para discutir sobre práticas pedagógicas para a Educação Infantil. A ação está dentro da programação do projeto ProInfância Bahia, que vem sendo realizado junto à 228 cidades, distribuídos em dez polos.

O Encontro de Formação já ocorreu em outros cinco polos regionais, no último dia 15 de março, reunindo em Salvador, Ilhéus, Amargosa, Irecê e Euclides da Cunha cerca de 500 educadores de todo o estado. Os dois encontros juntos totalizaram cerca de mil professores, coordenadores e gestores da Educação Infantil da Bahia, que assistiram palestras e debateram diversos temas com o objetivo de contribuir para a construção de uma proposta pedagógica consistente voltada para a melhoria do ensino na Educação Infantil.
“O cuidar de um bebê em uma creche, por exemplo, é rodeado por códigos que precisam ser decifrados. Não basta ter um ‘jeitinho’ com criança. Há um sentimento intrínseco em tocar, acariciar, preparar um ambiente para recebê-los e nós como professores precisamos entender como funciona tudo isso”, explica a professora e palestrante Heloisa Monteiro. Uma orientação é com relação à preocupação com um ambiente propício para o desenvolvimento das crianças. “Precisamos pensar ações e práticas que permitam desenvolvimento saudável, que vão desde garantir ambientes agradáveis para acolhê-los até uma proposta pedagógica baseada na peculiaridade de cada região”, pontua.

O ProInfância é realizado por meio de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Faculdade de Educação (Faced), da UFBA. O projeto tem o objetivo de fazer o assessoramento e acompanhamento pedagógico de mais 228 cidades do interior da Bahia. A proposta é oferecer condições para que os municípios possam melhorar a qualidade da Educação Infantil oferecida à comunidade. Durante a atividade, os representantes dos municípios puderam trocar experiências e aprofundar as discussões sobre o currículo e a proposta pedagógica da educação infantil.

Agora, a expectativa é para o próximo mês, quando professores, gestores e coordenadores pedagógicos dos 228 municípios se reunirão para debater sobre educação infantil, no 1º Encontro Estadual de Educação Infantil do ProInfância, que acontecerá dias 26 e 27 de abril, em Salvador, e terá como tema Currículo da Educação Infantil: dos consensos teóricos às políticas públicas e práticas pedagógicas.

Mais informações pelo e-mail: proinfanciabahia@gmail.com; pelos telefones (71) 3283-7219 / (71) 9151-0833 (OI) / (71) 9199-3572; ou pelas redes sociais http://blogproinfanciabahia.wordpress.com/ ou FacebookProInfância Bahia.

Para repercutir o assunto sugerimos como fonte as pesquisadoras da UFBA e coordenadoras do projeto na Bahia:

1-Marlene dos Santos (coordenadora geral do Projeto)
Mini-currículo: Marlene dos Santos é Pedagoga, Mestre em Educação pela UFBA, Professora Assistente da UFBA/Faculdade de Educação, Coordenadora do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI), Integrante do Comitê Diretivo do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), Integrante do Comitê Baiano da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Integrante do Fórum Estadual de Educação da Bahia.

2-Maria Izabel Souza Ribeiro (coordenadora adjunta do Projeto)
Mini-currículo: Maria Izabel Souza Ribeiro é Psicóloga, Mestre em Educação pela UFBA, Professora Assistente da UFBA/Faculdade de Educação, integrante do Grupo Gestor do Fórum Baiano de Educação Infantil (FBEI), integrante da Secretaria Executiva do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

inCult – Assessoria em Comunicação que vai alémMurilo Bereta
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE