VIOLÊNCIA NO TRANSITO



Petição nacional pede criação de leis mais rigorosas para os infratores

Em 1997 foi sancionado o Código Nacional de Transito, a população brasileira respirou aliviada, pois sua principal diretriz era: “transito seguro é um direito de todos e um dever dos órgãos e entidades do sistema nacional de transito”.
Não funcionou muito bem, e em 2008 o Código Nacional de Transito foi alterado devido a criação da chamada “lei seca” que proíbe o consumo exacerbado de álcool, consumo esse que passaria a ser fiscalizado através de blitz feitas pela policia nas estradas, onde o sujeito faria o teste do bafômetro que indicaria os níveis de álcool no sangue, ficando claro que tipo de punição seria cabível ao infrator.


Porem há uma brecha que permite a opcionalidade do teste do bafômetro, ou seja o individuo que for parado em uma blitz, mesmo estando visivelmente bêbado, não é obrigado a fazer o teste, é isso mesmo, a lei diz que nenhum individuo e obrigado a produzir provas contra si e mais uma vez a impunidade reinou.


Diariamente vemos nos noticiários tragédias no transito, o numero de mortos por ano é em torno de 40 mil, sendo que 40% destes são causados por pessoas alcoolizadas, pessoas que repentinamente veem suas vidas transformadas, suas famílias destroçadas, destruídas, clamando por justiça que na maioria dos casos não chega, e quando chega, as punições são muito leves, pagamento de fianças, cestas básicas, prestação de serviços a comunidade e quem sabe a suspensão da carteira de habilitação, e raramente prisão que raramente acontece.


Até quando nossas autoridades fingirão que tudo está sob controle? Até quando teremos que assistir as pessoas que amamos sendo tiradas de nós por irresponsabilidade de pessoas que não presam pela vida? E Até quando a impunidade irá reinar em nosso país?
Indignados com tantas perguntas sem respostas alguns brasileiros tiveram uma atitude louvável, criaram o blog NÃO FOI ACIDENTE, onde há uma petição que pede a mudança nas leis de transito e que poderá ser assinada por qualquer pessoa, sendo necessário apenas o titulo eleitoral e alguns dados pessoais.
Segue o link do referido blog: http://naofoiacidente.org/blog/assine-a-peticao/, além da petição, podemos ver no link por quem? http://naofoiacidente.org/blog/por-quem/ as historias e fotos de pessoas que foram vitimas da violência no transito.

Por: Tatiana Pereira/Jornalista Digital
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE