Uma das últimas e importantes ações do Governo Cuidando de
Nossa Gente será a implantação, a partir do dia 15 de dezembro, da zona azul
(Bonfim Rotativo) na cidade. Esta implantação decorre de um projeto
cuidadosamente elaborado e discutido com a população em diversas audiências
públicas. A reunião de apresentação ocorrerá nesta segunda-feira, dia 10 de
dezembro, às 19h30min, no
salão nobre da Câmara e será importante o comparecimento de toda a sociedade
organizada, em suas diversas categorias, e
órgãos públicos, já que a
iniciativa do DMTRANS, sob a direção do Cel. Salgado irá alterar
significativamente a rotina da cidade.
“Estaremos contribuindo para a melhoria da qualidade de
vida de nossa terra, tornando-a
mais habitável, além de disciplinarmos a confusa circulação de automóveis e
pedestres no centro da cidade”, afirmou o Prefeito Paulo Machado
JUSTIFICATIVA DA IMPLANTAÇÃO – O Cel. Júlio César Salgado,
que com sua equipe vem se debruçando há meses sobre este Projeto, justifica o
alto e inovador investimento a ser feito:
“Em geral, em todas as áreas centrais das cidades, a
demanda de veículos é maior que a oferta de vagas de estacionamento, daí surge
o conflito entre os veículos estacionados de forma desordenada ou irregular e a
circulação, como também o prejuízo do direito de ir e vir dos pedestres.
Como tal problema é altamente angustiante para a população
e para a administração pública compete a esta, propiciar aos condutores de
veículos e aos pedestres, condições confortáveis para a garantia do direito de
cada um, assegurando a livre circulação de todos, veículos, pedestres,
mercadorias e serviços, reduzindo o risco de acidentes e melhorando a qualidade
de vida da cidade.
A
utilização de estacionamento rotativo pago é uma forma conhecida de melhorar a
acessibilidade nas áreas urbanas onde existe escassez de vagas de
estacionamento. Este sistema permite aumentar a oferta dinâmica de vagas
através de restrições de tempo de permanência e cobrança pela utilização do
espaço.
A ação de ordenamento do estacionamento na via pública
envolve uma visão holística da realidade da cidade e para executar tal ação
destacam-se o órgão de planejamento e de transporte e trânsito urbano como os
que melhor têm condições de funcionar como gestores desta ação.
“Considerando que o tratamento e a solução de tais conflitos
necessitam de um amplo estudo de ocupação dos logradouros públicos pelas
diversas categorias de veículos à luz do CTB - Código Brasileiro de Trânsito, o
resultado final será, sem dúvida, uma melhoria da fluidez do tráfego, um
aumento da oferta de vagas de estacionamento e a democratização dos espaços
disponíveis melhorando o ordenamento e requalificando o centro da Cidade”, afirmou
o Prefeito Paulo Machado
ASCOM BONFIM