DIA NACIONAL DA BÍBLIA


Um dos Livros mais lido e criticado do Mundo, a Bíblia sempre despertou o interesse de muitos estudiosos por seu conteúdo, a palavra Bíblia é de Origem Grega [biblion] que significa Livros, conhecido também como livro por Excelência.
O termo Bíblia foi utilizado pela primeira vez por volta do ano 400 por um estudioso chamado Crisóstomo, a Bíblia esta dividida em duas partes que são: Antigo Testamento e Novo Testamento, O Antigo Testamento foi escrito antes de Cristo e contém os relatos da Criação, da formação de nações, Guerras e genealogias que formam os povos bíblicos.
O Novo Testamento foi escrito depois de Cristo, contém os relatos da vida e ministério de Cristo como que a sua morte, também narra os primeiros passos da Igreja chamada de primitiva pelos primeiros Cristãos.
A Bíblia nem sempre teve este formado que a conhecemos hoje com seus capítulos e versículos, eram grandes livros. A divisão da Bíblia em capítulos deve-se aos esforços do Cardeal Hugo, falecido no século XIII. Mais tarde outro estudioso por nome de Robert Stevens resolveu dividir a Bíblia em Versículos no ano de 1551.
A Bíblia foi o primeiro livro a ser impresso durante o ano 1535 e é atualmente o livro mais traduzido do mundo cerca de mil e duzentas línguas, a primeira tradução Portuguesa do Novo Testamento data do ano de 1681 por João Ferreira de Almeida. Hoje comemoramos o dia deste Livro tão emblemático e cheio de encantos conhecido como BÍBLIA.


Por: Fábbio Xavier
Teólogo e Graduando em História pela UPE
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE