CAMPANHA INCENTIVA A PREVENÇÃO AO DIABETES BLOG MARAVILHA FALA COM DR. PINHEIRO SOBRE O ASSUNTO



Depois da campanha Outubro Rosa - para prevenção ao câncer de mama - é a vez do Novembro Azul. A iniciativa é uma alusão ao Dia Mundial do Diabetes, que será comemorado nesta quarta-feira, 14, em mais de 140 países. Alguns monumentos da capital, como o Elevador Lacerda, Cristo da Barra e os orixás do Dique, já estão com nova cor na iluminação cênica.
Este ano, o tema é Diabetes: Proteja Nosso Futuro. Entre as ações programadas pelas secretarias municipal e estadual da Saúde estão palestras gratuitas e a distribuição de material informativo, nos principais distritos sanitários e unidades de saúde da capital e interior.

A reportagem do Blog Maravilha Notícias esteve conversando com o Cirurgião Geral, pós graduado em cirurgia de redução de mama e hiperplasia mamária, Dr. Antonio Pinheiro, que deu uma verdadeira aula, sobre diabetes.

Diabetes – “E a falta de insulina no sangue, nós temos as glândulas internas, temos o pâncreas, que é a glândula mista produtora de enzimas para digestão e produtora de enzimas internas que cai diretamente no sangue, é considerado uma glândula mista, porque secretam enzimas externas e internas, enzimas, são substancias que ajudam a favorecer a digestão e o metabolismo do organismo, as glândulas externas são as pancreatina, pancrease, que cai diretamente no intestino pra ajudar a digestão, e a enzima interna é a insulina que cai diretamente no sangue, e que faz digestão da glicose que causa o diabete. Existem no pâncreas as glândulas de Langerhans as ilhotas de Langerheans, que é a grande produtora de insulina no pâncreas, uma pequena quantidade é produzida no fígado, e em outras células do organismo em pequeníssimas quantidades que produz insulina, mas a fábrica maior, de produção de insulina, é no pâncreas nas ilhotas de Langerhans, e quando não fabrica, não tem insulina circulante, a glicose sobe e vem ai a diabete”, lembrou o Médico.

De acordo com Dr. Antonio Pinheiro, existem três tipos de diabete, o tipo 1, insulina dependente, chamado de diabete insípido, onde a pessoa já nasce com a insuficiência na produção de insulina, outros tipos são diabetes tipo 1, tipo 2, controlados através de medicamentos e até aplicação de insulina parenteral.  

A pessoa que tem diabete é afetada com a diminuição circulatória, apresenta problemas no metabolismo orgânico, cegueira, diminuição do metabolismo cerebral, insuficiência renal, enfim várias consequências afetadas pelo diabete no organismo.

CAUSAS

Segundo Dr. Pinheiro, uma das causas, é congênita a pessoa já nasce com a insuficiência na produção, outra causa do diabete é o envelhecimento, à medida que a pessoa vai envelhecendo, as células vão cansando e deixando de produzir a diminuindo a insulina circulante no sangue, nesse caso o diabete  aparece depois da quarta década de vida do ser.
Pessoa com colesterol e triglicérides alto, tem tendências, ao diabetes, uso excessivo de drogas, ilícitas e as licitas, como o álcool, por mais que pensem não ser droga, o álcool pode favorecer o aparecimento da doença, a falta de educação na alimentação exagerada se torna tóxica.

“A implantação de célula tronco, que no futuro será um grande trunfo para a medicina, não somente para o diabete, mas para outras áreas na medicina, até mesmo para o não envelhecimento do organismo, é uma coisa que os cientistas estão levando em consideração, poderá ser o grande futuro que se leve a longevidade”, disse Dr. Pinheiro.

DICAS DO MÉDICO

Primeiro passo é valorizar o nutricionista, onde todo município do Brasil tem um nutricionista de graça, o que ainda não é valorizado pela população, para o Dr. Pinheiro, um nutricionista às vezes é mais importante que outro médico, o problema está nas pessoas acharem que por estar bem hoje não precisa de um nutricionista, nem de médico.
Fazer exames periódicos, melhorar a qualidade de vida, na alimentação, exercícios físicos, e até brincou “não vou fazer como o colega, que indicou cadeado, mas mantenha uma educação alimentar, é você ter força de vontade, pense assim, hoje eu tenho 50 anos, já comi de tudo, churrasco, isso ou aquilo, agora vou aproveitar minha vida e me cuidar mais, a qualidade de vida alimentar, fazer exames, não só de açúcar e glicose não, e sim de uréia creatinina, pra saber como está o rim, se tem anemia, enfim fazer uma bateria, um check up e não use o termo cadeado e sim força de vontade na alimentação”, concluiu Dr. Antonio Pinheiro.

Maravilha Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE