BRASILEIRO QUER PROCON NAS UNIDADES DO SAC NO INTERIOR



A partir da discussão, na Comissão de Defesa do Consumido, da necessidade de interiorização do Procon, o deputado Carlos Brasileiro (PT), juntamente com os colegas Pedro Tavares (PMDB), Rosemberg Pinto (PT) e Fabrício Falcão (PCdoB), propuseram a implantação do órgão nas unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em cidades do interior. O Procon tem como missão conceber, promover e executar políticas públicas de educação, proteção e defesa do consumidor no estado da Bahia, como instrumento de cidadania.
Brasileiro lembrou que, atualmente, os postos de atendimento do Procon existem apenas em Salvador e na cidade de Jequié, inclusive em unidades do SAC. “É preciso interiorizar o atendimento, garantindo a defesa dos consumidores também nas outras regiões do estado”, afirmou.
No Procon, o consumidor pode efetuar reclamação de problema relacionado à contratação de um serviço ou aquisição de um produto. Como órgão da administração pública estadual, sua atuação é fundada no poder de polícia, o que lhe permite também tomar a iniciativa de fiscalizar o cumprimento das normas de defesa do consumidor. Pode solicitar informações e documentos que poderão servir como prova da existência, ou não, de infração aos direitos do consumidor. Em determinadas circunstâncias, o Procon age preventivamente. Pode, por exemplo, retirar do mercado produtos impróprios para a comercialização.

Assessoria de Comunicação
Gabinete do Dep. Carlos Brasileiro
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE